A Prefeitura de Sorocaba lança, nesta terça-feira (17), em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17 de agosto), a publicação “Conceitos de Patrimônio Cultural de Sorocaba”, um material digital produzido pela Secretaria da Cultura (Secult). A publicação gratuita já pode ser conferida no site da Secult: https://cultura.sorocaba.sp.gov.br/.
A cartilha apresenta os conceitos básicos relacionados à preservação, com o intuito de incentivar ações de salvaguarda do patrimônio cultural da cidade. A ideia é dar subsídios para que a população atue cada vez mais na valorização, no reconhecimento e na preservação do seu patrimônio cultural, contribuindo para que os bens, materiais e imateriais, sejam adequadamente conservados para as futuras gerações.
“A preservação de um bem cultural da nossa cidade está vinculada à importância que a população lhe dá, por isso é tão importante a produção e disponibilização desse material, possibilitando esse conhecimento a todos”, explica o secretário da Cultura, Luiz Antonio Zamuner.
Em mais de 90 páginas, o material apresenta os seguintes capítulos: Conceitos básicos, Patrimônio cultural material, Patrimônio cultural imaterial, Principais instrumentos de preservação, Preservação do patrimônio cultural, Preservação do patrimônio cultural em Sorocaba, Bens culturais protegidos e registrados em Sorocaba, Como contribuir para preservação do patrimônio cultural em Sorocaba? e Perguntas frequentes.
“A população tem um papel fundamental na preservação dos bens históricos e culturais, podendo atuar como agente de fiscalização na preservação dos bens de interesse patrimonial, inclusive os tombados, podendo estabelecer contato direto com os nossos Conselhos, com a administração pública e com entes privados ligados à defesa do patrimônio”, afirma o chefe da Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural da Secult, André Mascarenhas.
Com a cartilha virtual, as pessoas podem conhecer quais são os atuais 48 bens culturais materiais tombados de Sorocaba, em esferas municipal e estadual, como o Mercado Municipal, a Escola Estadual “Antônio Padilha”, a Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, a Praça Pio XII, além dos oito bens culturais imateriais registrados, como o Esporte Clube São Bento, a Feira da Barganha e o Tropeirismo.
“O nosso objetivo é dar a oportunidade para que toda pessoa da cidade que tenha interesse no assunto aprenda os conceitos básicos, reconhecendo o que é um bem cultural e, assim, tenha conhecimento da importância da preservação do patrimônio público, que é de todos nós”, destaca a museóloga Daniella Moreira, responsável por compilar todas as informações e imagens disponíveis na publicação.
Sorocaba possui, desde 1994, o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP). Ao longo desses anos, o órgão tem atuado junto à Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria da Cultura, auxiliando no levantamento de bens tombados, instrução de processos e tombamentos, bem como análise de projetos de restauro e adaptações, criando laudos de vistoria e agindo conjuntamente ao Ministério Público.
O CMDP é formado por representantes da Prefeitura de Sorocaba; Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS); Arquidiocese de Sorocaba; Museu Histórico Sorocabano (MHS); Conselho Regional de Engenharia e de Arquitetura (Crea); Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); Universidade de Sorocaba (Uniso); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (Aeas).
A Secretaria da Cultura está localizada na Casa 52, no Jardim Maylasky, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-8170 ou pelo e-mail: secult@sorocaba.sp.gov.br.