Somente nos últimos dois dias do mês (12 e 13), as equipes percorreram 30 locais diferentes no município, nos quais puderam atender e acolher 77 pessoas em situação de rua, que aceitaram receber abrigo no Serviço de Obras Sociais (SOS)
Com a chegada do período de chuvas da estação, a Prefeitura de Sorocaba, de forma integrada, por meio das secretarias de Governo (Segov), da Cidadania (Secid), da Saúde (Ses), de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e de Segurança Urbana (Sesu), mais o importante apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Urbes – Trânsito e Transportes, tem intensificado as ações sociais de abordagem, acolhimento e abrigo das pessoas em situação de rua na cidade, principalmente, na área central.
Somente o longo dos últimos dois dias do mês (12 e 13/12), as equipes percorreram 30 lugares diferentes no município, nos quais puderam atender e acolher 77 pessoas em situação de rua, que aceitaram receber abrigo no Serviço de Obras Sociais (SOS). Lá, elas têm à disposição, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e também cuidados de higiene. Ainda, equipe da Saúde Mental da SES atende e auxilia aqueles que precisam de tratamento da dependência química e aceitam receber essa ajuda especializada no encaminhamento às clínicas conveniadas com o Município.
Além disso, são realizadas, regularmente, ações de força-tarefa para o recolhimento de materiais inservíveis abandonados (papelões, restos de comida e pedaços de madeira molhados, por exemplo) nas ruas, calçadas e áreas verdes do município, muitas vezes, por pessoas em situação de rua que utilizam esses espaços para abrigo. Nessas ações, as equipes coletam toneladas de resíduos e inservíveis, evitando que estes itens, inclusive, obstruam o escoamento da água das chuvas nas vias públicas. Durante o mês de novembro, quando as ações de limpeza das ruas e calçadas também foram reforçadas, as equipes recolheram mais de 47 toneladas desses materiais abandonados.
Esse tipo de ação visa promover, ainda, o bem-estar geral, por meio da assepsia realizada pelas equipes nesses espaços, evitando, assim, a possível disseminação de doenças. Além disso, a limpeza proporciona mais organização e asseio aos espaços públicos da cidade, bem como beneficia a população em geral, que partilha desses ambientes.
Saiba como ajudar da forma mais efetiva
O secretário de Governo (Segov), João Alberto Corrêa Maia, reforça que todas as doações são muito bem-vindas e destaca que algumas formas de auxílio ajudam, de maneira mais efetiva, a promover uma mudança real na situação de vida dessas pessoas. “Nós pedimos a todos que desejam doar alimentos, roupas e cobertores, por exemplo, que enviem esses materiais diretamente às instituições sociais, abrigos da cidade ou ao Fundo Social de Solidariedade, para que nada seja perdido nas ruas com as chuvas e, principalmente, para que os abrigados consigam comer, dormir e passar a noite em lugares seguros e confortáveis, tendo o suporte de equipes especializadas que podem, inclusive, ajudá-los a sair dessa situação em que se encontram, caso aceitem esse auxílio”, ressalta.
A população também pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de cuidados e acolhimento, assim como fazendo doações, pelo WhatsApp do programa “HumanizAção”: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secid e 153, da GCM.
Cidadania – Agência de Notícias