Fotos: Michelle Alves/ Secom Divulgação
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inaugurou, nesta quinta-feira (6), no Jardim Simus, a Unidade de Acolhimento Ifantojuvenil – “Fábrica dos Sonhos” (UAI).
Trata-se de uma unidade de saúde que acolhe, com equipe multidisciplinar especializada, crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 18 anos, que encontram-se em situação de dependência química e, muitas vezes, já desamparados.
O local conta com toda estrutura necessária, com espaço administrativo, quartos, refeitório, quadra, sala de computação, entre outras dependências. A estrutura, ampla e confortável, proporciona aos atendidos conteúdo, lazer, recreação, atividades esportivas, além de alimentação adequada.
O fluxo para utilizar a unidade se dará da seguinte forma: a criança ou adolescente deverá ser encaminhada a uma das unidades dos CAPS IJ (Infantojuvenil) ou AD lll (álcool e drogas) no município, para avaliação e o devido encaminhamento à UAI. Lá, haverá todo acolhimento e atenção especializada, com psicólogos, terapeuta ocupacional, assistente social, entre outros profissionais.
Na ocasião da inauguração, o prefeito Rodrigo Manga enalteceu a importância do serviço inovador ofertado na cidade. “Eu sei como as drogas prejudicam a vida de uma pessoa, pois já senti na pele a dificuldade de como é sair do vício. Portanto, quando vemos uma unidade, como esta, acolhendo com toda essa estrutura e recuperando o futuro desses jovens, nós sentimos ainda mais orgulho da nossa cidade”, destaca.
“Essa é uma grande vitória para Sorocaba, pois essas crianças terão suas vidas transformadas, com o suporte de pessoas qualificadas e dispostas a abordar, da melhor forma, questões desafiadoras, como o uso de álcool e outras drogas, além de vulnerabilidades presentes na vida desses jovens”, salienta o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.
O secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, enalteceu a estrutura da unidade e lembrou de outras ações feitas pela Prefeitura. “Além deste equipamento adequado, muito bem estruturado, Sorocaba também conta com os serviços inéditos de Família Acolhedora, de Residência Inclusiva, entre outros da rede de proteção, que contribuem para esse importante acompanhamento do Poder Público a esses jovens”.
“Hoje, é um dia muito importante para Sorocaba, pois concretiza um sonho que tivemos juntos, para cuidar desses jovens. Estamos muito felizes e parabenizamos a Prefeitura por esta moradia provisória, fundamental na vida desses adolescentes, que necessitam dessa atenção especializada”, pontuou a promotora pública da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de São Paulo em Sorocaba, Dra. Cristina Palma.
Para o gerente da Unidade de Acolhimento Ifantojuvenil, Ubiratã Daia Amaral Martins, a proposta é inovadora e demanda grande missão no atendimento por parte da equipe que acolherá esses jovens. “Prezamos pela seriedade, estamos muito comprometidos e vamos realizar um grande trabalho de acolhimento aqui, no UAI”, declarou.
Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração do UAI, a secretária de Comunicação, Fernanda Burattini; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; a presidente do Conselho Tutelar, Geovana Leme; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Lidiane Asperti de Oliveira Queiroz; a coordenadora de Saúde Mental da SES, Eline Araújo Vitor; a coordenadora do CAPS AD “Roda Viva”, Mayara Pissatto Fakri; as conselheiras tutelares Lígia Guerra e Jussara Ferraz e as representantes do Serviço de Obras Sociais (SOS), Ariane Ribeiro e Ana Sílvia.
Saúde – Agência de Notícias