Fotos: Michelle Alves – Secom

Por: Évelyn Azevedo

Evento de inauguração, realizado nesta sexta-feira (15), contou também com mais uma edição do “MegaBazar Solidário”, programa do Fundo Social de Solidariedade (FSS), e a participação de moradores da região.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), inaugurou, nesta sexta-feira (15), a 5ª unidade da nova “Casa do Cidadão Zeladoria” na cidade, desta vez, localizada na Avenida Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência, na Zona Leste de Sorocaba. O evento também contou com a realização de mais uma edição do “MegaBazar Solidário”, que é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Prefeitura.

Para atender, com as funcionalidades do novo formato, a unidade de serviços ao cidadão foi toda revitalizada, ganhou nova identidade visual e seguirá um modelo diferente de atendimento, no estilo “Poupatempo”, ou seja, de forma mais moderna e ágil. É a quinta unidade que recebe a remodelação do atendimento na cidade, após a inauguração, nos meses de outubro e novembro, da “Casa do Cidadão Zeladoria Ipiranga”, na Zona Oeste; “Casa do Cidadão Zeladoria Itavuvu”, na Zona Norte e “Casa do Cidadão Zeladoria Ipanema”, também localizada na Zona Norte; e “Casa do Cidadão Zeladoria Pátio Cianê Shopping”, no Centro. Entre os serviços adicionais, que passam a ser oferecidos pelo equipamento e que podem ser solicitados pelos moradores, estão: roçagem, troca de lâmpadas e reparos na iluminação pública, tapa-buracos, verificação ou instalação de semáforos e lombadas, entre outros.

“A melhoria é um projeto do Plano de Governo que tem como objetivo otimizar, agilizar e qualificar o atendimento realizado em todas as unidades da cidade. Outra novidade é a possibilidade de agendamento antecipado, diminuindo o tempo de espera e garantindo conforto para a população”, disse o prefeito Rodrigo Manga durante o ato de inauguração.

Neste momento, as unidades seguem operando com demanda espontânea, ou seja, os munícipes podem comparecer para solicitar qualquer um dos serviços ofertados. A partir do dia 2 de janeiro de 2024, os atendimentos deverão ser agendados por meio dos totens de autoatendimento; pelo site https://casacidadao.pro-sorocaba.com/autenticacao/entrar, ou ainda, pelo aplicativo Casa do Cidadão. Já, as Casas do Cidadão Brigadeiro Tobias e Nogueira Padilha seguirão com o suporte presencial espontâneo, mesmo após as remodelações previstas para os próximos meses.

“É um prazer enorme fazer parte de um projeto como este. O novo formato de atendimento busca desburocratizar as solicitações de serviços que chegam dos munícipes, algo que há muito tempo era necessário”, ressaltou o secretário da Fazenda (Sefaz), Marcelo Regalado.

Também estiveram presentes no evento de inauguração da “Casa do Cidadão Zeladoria” Nogueira Padilha os secretários municipais de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Hudson Pessini; da Cidadania (Secid), Ana Claudia Fauaz; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; e representando o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow, o diretor de Compras e Suprimentos, Fabrício Mena; o vereador Cristiano Passos; e o assessor parlamentear Alcides Miranda, representando o vereador Rodrigo do Treviso; e o ex-vereador Wanderley Diogo. Além disso, participaram do ato a supervisora da unidade, Cláudia da Silva Coimbra; o representante da Projecto, Osmar Linares, empresa que integra o Consórcio Pro-Sorocaba, vencedor do processo licitatório e responsável pela gestão das Casas do Cidadão na cidade de Sorocaba; e os líderes comunitários, Luís Fernando (Vila Hortência) e João Fernandes (Associação Jardim Prestes de Barros).

“MegaBazar Solidário”
O programa social “MegaBazar Solidário”, organizado pelo Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Sorocaba, visa destinar peças de roupas novas ou em ótimo estado de conservação às diferentes comunidades da cidade, desta vez, atendendo à Vila Hortência. São vestuários variados, incluindo modelos infantis, juvenis e para adultos, contemplando também todas as estações do ano. No local, cada munícipe pôde retirar até cinco unidades de roupas novas, entre shorts, bermudas, camisetas, camisas, entre outros.

“São roupas novas e de qualidade, totalmente gratuitas, que foram disponíveis graças ao trabalho incansável da equipe do Fundo Social. Mais uma iniciativa que atende à população na oferta de itens que realmente sejam necessárias”, destacou o prefeito.