Prefeitura de Sorocaba implanta serviço inédito de Residência Inclusiva no município

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), realizou, na tarde desta terça-feira (4), na sede da Secretaria, a assinatura da parceria com a Casa Nossa Senhora das Graças (CNSG), para atendimento inédito de Residência Inclusiva (RI) no município, com previsão para início das atividades já no dia 17 de outubro deste ano.

O atendimento é destinado a jovens e adultos, entre 18 a 59 anos, com algum tipo de deficiência e que apresentam situação de vulnerabilidade e dependência, necessitando de estratégias para desenvolver e potencializar sua autonomia no exercício de atividades básicas do cotidiano. Serão dez vagas destinadas a esse público, que terá acesso à RI, após encaminhamento mediante avaliação das equipes dos CREAs (Centro de Referência Especial em Assistência Social).

“Nosso objetivo é que o serviço alcance aqueles que necessitam da ajuda do Poder Público. A iniciativa é mais um trabalho que a Secretaria realiza, com muita dedicação, e que veio para somar e expandir nossa rede de proteção aos munícipes”, destaca o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.

A organização que receberá os atendidos já exerce o serviço de acolhimento institucional, amparando, com moradia provisória, crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de negligência. “Nós já executamos esse serviço desde 2013 e, agora, estamos inaugurando a primeira RI do município, mediante esse termo de parceria, em que faremos o acolhimento de portadores de deficiência física, auditiva, visual ou cognitiva leve, os quais tenham vínculos familiares fragilizados. É com muita alegria que recebemos a oportunidade de prestar esse serviço tão importante à cidade”, conta a Coordenadora da CNSG, Vanessa Bueno.

Os atendidos pela RI contarão com o trabalho de uma equipe multidisciplinar, que estará em atividade 24 horas por dia, para auxílio nas atribuições do dia a dia do grupo. “A Residência Inclusiva surgiu da necessidade desse tipo de serviço no município, sendo este um trabalho presente na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais e que terá continuidade na nossa gestão pública. A porta de entrada para essa demanda são os CREAs, nos auxiliando com as ferramentas necessárias para os trabalhos na Casa Nossa Senhora das Graças”, explica a chefe da Divisão da Proteção Social Especial da Secid em substituição, Virgínia Theotonio.

Também estiveram presentes no ato da assinatura do termo de parceria o presidente da CNSG, Gelfe Franco Luiz; a advogada da instituição, Larissa Mendes; o defensor público do Estado de São Paulo, João Paulo da Silva Santana; a chefe de Divisão de Parcerias e Planejamentos da Secid, Fabiana Rolim; e a chefe de Seção da Proteção Social Especial da Secretaria, Fabiana Maria Dias Silva.

Fotos: Michelle Alves – Secom


Cidadania – Agência de Notícias