Prefeitura de Sorocaba faz homenagem aos atletas campeões da Final Estadual dos Jogos da Melhor Idade 2023

A Prefeitura de Sorocaba realizou, nesta quinta-feira (5), no Salão de Vidro do Paço Municipal, uma homenageou às equipes que participaram da Final Estadual da 25ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), que ocorreu em setembro, em São José do Rio Preto (SP). Graças ao ótimo desempenho de todos os 86 atletas, Sorocaba conquistou o troféu de campeã geral da competição, com 97 pontos.

Organizado e realizado pelo Governo do Estado, os Jogos da Melhor Idade foi criado com o intuito de valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem-estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social dos idosos. O evento reuniu 2,6 mil pessoas, entre atletas e Comissão Técnica, de 183 municípios.

“É uma alegria muito grande receber todos vocês aqui, que são campeões estaduais dos Jogos da Melhor Idade. Vocês nos enchem de orgulho, mais uma vez”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, que recebeu, na ocasião, ao lado do secretário de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), Vitor Hugo Tavares, e dos vereadores Luís Santos e Fábio Simoa, os dois troféus conquistados pela cidade de campeã geral da Fase Regional e campeã geral da Final Estadual do JOMI.

“Sorocaba, agora, tem 13 títulos regionais da competição e dois estaduais e isso nos enche muito de orgulho. Ver a alegria, a vitalidade e a disposição de todos vocês nos motiva a seguir lutando, ainda mais, pelo Esporte em nossa cidade. Parabéns a todos”, enfatizou o secretário da Sequav.

A cidade disputou as seguintes modalidades: Atletismo Masculino e Feminino; Coreografia Misto; Damas Masculino e Feminino; Dança de Salão Misto; Dominó Masculino; Natação Masculino e Feminino; Tênis Masculino e Feminino; Tênis de Mesa Masculino e Feminino; Truco; Minobol (Vôlei Adaptado) Masculino e Feminino e Xadrez Feminino.

Natalina Alexandre de Moraes, de 74 anos, moradora do Parque São Bento, é da equipe de Volêi Adaptado Feminino B, que ficou com medalha de ouro na competição regional e, em quarto lugar, na Final Estadual do JOMI. “Foi tudo ótimo, estamos muito felizes com o resultado. Treino no Centro Esportivo do Jardim Simus desde 2001, de duas a três vezes por semana. É maravilhoso competir”, contou ela.

Ao seu lado, estava Teresinha Stefanie, de 75 anos, moradora da Vila Santana, e parceira de time de Natalina. “O vôlei é a minha vida. Desde os meus 20 anos, joguei vôlei e fui voltar a treinar, anos depois, aos 60 anos. É maravilhoso. Fiz grandes amizades e a minha saúde não tem o que falar”, afirmou.

Setsuko Kawachi, de 90 anos, moradora do Jardim Sorocabano, é outra atleta da delegação sorocabana que brilhou na competição. Ela foi medalha de prata na Natação. “Isso tudo é muito bom para a gente. Para a saúde física e para a saúde mental. Não podemos nunca ficar parado”, comentou.

Outra atleta sorocabana que competiu no JOMI e esteve presente na homenagem foi Mitiê Kawamoto Ruiz, de 90 anos, que mora no bairro Júlio de Mesquita Filho. Ela foi medalha de ouro no Atletismo (arremesso de peso). “Foi uma honra e satisfação enorme disputar a Final Estadual. Estou muito feliz. Isso tudo nos dá ainda mais vontade de viver e essa integração com todos os atletas é maravilhosa”, declarou.

A maioria dos competidores da cidade treina no Centro Esportivo do Jardim Simus, por meio de um projeto realizado pela Sequav, em parceria com a ADES (Agência de Desenvolvimento Econômico Social), e todos representam o município em competições oficiais.

Confira, abaixo, o desempenho das equipes de Sorocaba na Final Estadual dos JOMI 2023:

Coreografia A – 3º lugar
Damas Feminino – 5º lugar
Dança de Salão A – 3º lugar
Dança de Salão B – 3º lugar
Malha – 7º lugar
Natação Feminino – 7º lugar
Tênis Individual Feminino C – 1º lugar
Tênis Dupla Feminino A – 4º lugar
Tênis Dupla Feminino B – 3º lugar
Tênis Dupla Masculino B – 1º lugar
Tênis Dupla Masculino C – 1º lugar
Tênis de Mesa Feminino A – 8º lugar
Tênis de Mesa Masculino B – 4º lugar
Tênis de Mesa Feminino C – 1º lugar
Tênis de Mesa Masculino C – 8º lugar
Truco – 6º lugar
Voleibol Adaptado Feminino B – 4º

Xadrez Feminino – 1º lugar

 

Fotos: Michelle Alves/Secom