Prefeitura de Sorocaba entrega autorização para artesãos atuarem nas feiras de artesanato em 2022

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), com o apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), entregou, na manhã desta sexta-feira (4), em solenidade realizada no Salão de Vidro do Paço Municipal, a autorização para 40 profissionais da Associação Sorocabana de Artesanato (ASA) atuarem nas feiras de artesanato durante o ano de 2022.

“É uma alegria muito grande estar aqui. Tenho um carinho especial por cada um de vocês. Esse trabalho de valorização e articulação realizado pela Associação Sorocabana de Artesanato é extremamente importante para que a feira continue crescendo e possa, além de levar cultura, gerar renda a todas essas famílias”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, antes de entregar a autorização aos profissionais da área.

O chefe do Executivo ainda destacou que uma das prioridades da Sedettur, no plano de governo da atual administração, é a valorização e a estruturação do trabalho realizado pelos artesãos. “Apesar de já termos feito muitas ações, temos outras metas, como oferecer uma melhor estruturação de barracas para vocês, em parceria com a iniciativa privada”, declarou o prefeito Rodrigo Manga.

Emocionada, a primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato, relatou sobre as dificuldades enfrentadas pelos artesãos ao longo dos últimos anos e a importância do incentivo a esses profissionais. “Sei que podemos fazer muito mais juntos. Esse é o carinho que temos por vocês e, na medida que avançarmos, vamos mostrar o quanto é importante o artesanato e a geração de renda para as famílias”, declarou.

O secretário da Sedettur, Robson Coivo, parabenizou o trabalho realizado tanto pela sua equipe, quanto pela ASA e os artesãos, que desenvolvem a economia criativa e o empreendedorismo na cidade. “Essa entrega da autorização anual, pelas mãos do nosso prefeito Rodrigo Manga, tem como objetivo mostrar o quanto a atual administração valoriza o trabalho de todos vocês”, afirmou.

Já, a presidente da ASA, Maria de Fátima Lima Picolo, em sua fala, destacou as ações realizadas pela atual gestão para valorização do setor em Sorocaba. “A nossa luta é grande, vocês sabem disso. Tivemos muitos altos e baixos e, neste momento, me sinto leve. Está fácil trabalhar porque, agora, Sorocaba tem prefeito. Hoje, temos artesanato em diversos locais da cidade e feira todas as semanas. Temos, ainda, a Casa do Artesão e os dois quiosques do FSS para nos ajudar. Hoje, o artesão tem espaço para expor seu trabalho durante o mês inteiro”, enfatizou.

Além da solenidade, a Sedettur e a ASA organizaram uma minifeira de artesanato, nesta sexta-feira (4), em frente ao Paço Municipal, na qual os artesãos puderam expor e comercializar seus produtos.

 

Onde encontrar o artesanato local

Atualmente, as feiras de artesanato ocorrem em seis espaços diferentes da cidade: Praça Coronel Fernando Prestes, Praça Carlos de Campos, Parque Carlos Alberto de Souza (Campolim), Praça da Maçonaria, Largo do Rosário e Praça Frei Baraúna. O horário de funcionamento é das 9h às 17h, durante a semana, e das 9h às 14h, aos sábados.

A população que visita as feiras pode conferir uma grande variedade de produtos confeccionados artesanalmente, como: artigos em crochê e tricô, bijuterias, peças decorativas, artigos em couro, mosaicos, quadros, porcelanas, roupas e acessórios para pets, plantas ornamentais, entre outras técnicas artesanais, além de barracas de comidas típicas brasileiras e internacionais, como bolinho caipira, crepe, yakissoba, waffer, tapioca, pastel, fogazza e muito mais. O calendário 2022 das feiras de artesanato já pode ser conferido no site: https://turismo.sorocaba.sp.gov.br/visite/feira-de-artesanato-de-sorocaba/.

Já, a Casa do Artesão, que fica no piso Térreo do Bloco A do Pátio Cianê Shopping, ao lado do Terminal Santo Antônio, funciona diariamente das 10h às 22h. Em exposição, estão os trabalhos de dezenas de integrantes da Associação Sorocabana de Artesanato, como bolsas customizadas, bijuterias, toalhas e panos de prato pintados à mão, artigos feitos em tricô e crochê, tapetes, vasos, souvenires da cidade e inúmeros outros itens confeccionados artesanalmente. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3316-1646.

 


Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias