A Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) terão representantes no Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga, para o biênio de 2023 a 2025. A cerimônia de posse ocorreu na terça-feira (25), no Auditório Municipal Rui Barbosa, na cidade de Ibiúna (SP).
O evento reuniu representantes de prefeituras e entidades da sociedade civil dos oito municípios da APA (Votorantim, Alumínio, Mairinque, São Roque, Vargem Grande Paulista, Cotia, Ibiúna e Piedade), como também de órgãos estaduais do sistema ambiental paulista.
Detalhe é que Sorocaba não pertence à região da APA Itupararanga, mas participa do Conselho Gestor devido à representatividade e porte do município, bem como, por compartilhar a represa de Itupararanga para captação de água para abastecimento público.
A APA de Itupararanga, criada pela Lei Estadual nº 10.100/1998, é uma Unidade de Conservação de uso sustentável destinada a proteger as águas da represa de Itupararanga, que possui uma área total de 934 Km².
Para o novo Conselho, foram empossados, pelo município de Sorocaba, o engenheiro agrônomo do Saae/Sorocaba, como membro titular, Rodolfo da Silva Oliveira Barboza, e o engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), como membro suplente, Alan Teixeira da Silva. Cada um dos demais municípios que compõem a APA Itupararanga têm seus respectivos representantes, assim como a Fundação Florestal, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Departamento da Água e Energia Elétrica (Daee), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Coordenadorias de Assistência Técnica Integral (Cati) e Defesa Agropecuária (CDA), Polícia Militar Ambiental e demais instituições.
“O objetivo é proteger o reservatório, formado pela barragem do Rio Sorocaba, no município de Votorantim, que é responsável por metade do abastecimento público da região, além de gerar energia elétrica e controlar as vazões nesta bacia. A represa representa, também, uma importante área de lazer para Ibiúna e cidades próximas, fomentando o turismo. E, em suas margens, encontram-se inúmeras residências e casas de veraneio, frequentadas por visitantes de todo o Estado”, aponta o engenheiro do Saae/Sorocaba.
O Conselho Gestor é um fórum consultivo, responsável pela articulação das iniciativas de conservação, proteção e melhorias da qualidade ambiental. Por isso, congrega representantes das três instâncias representativas – sociedade, municípios e Estado – na mesma proporção e com igual peso nas decisões.
Empossados, os conselheiros, durante a reunião, já deliberaram sobre dois assuntos: a eleição da secretaria-executiva, à qual foi nomeada a SOS Itupararanga para a função, e a aprovação do regimento interno do Conselho. Por fim, ficou o compromisso e a missão, de todos os membros, de seguir zelando pela área do principal manancial da região.
Meio Ambiente – Agência de Notícias