Prefeitura de Sorocaba e Saae realizam limpeza preventiva do Córrego Lavapés

 

A Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) realizam a limpeza preventiva do córrego Lavapés, no trecho localizado junto à Avenida Carlos Sonetti, no Jardim Prestes de Barros. Os trabalhos tiveram início na última semana e têm previsão de conclusão durante a primeira quinzena deste mês de abril.

O serviço é executado com a utilização de uma escavadeira hidráulica e consiste na retirada do sedimento que ficou depositado no leito do córrego. Ainda, durante esta semana, está previsto o deslocamento de outra retroescavadeira para auxiliar e acelerar os trabalhos. No local, ocorre também a roçagem das margens e a retirada de todo tipo de resíduos, que foram carregados pelas chuvas. Todo o material é transportado em caminhões e depositado em aterro apropriado.

“A intervenção ocorre periodicamente ao longo de aproximadamente 1.100 metros de extensão do córrego. O objetivo é manter o manancial em plenas condições de operação, principalmente neste momento de início de estiagem, preparando para suportar os períodos de chuvas”, destacou o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

O córrego Lavapés foi canalizado em toda a sua extensão urbana, no início dos anos 2000, desde o Jardim Rosária Alcoléa até o Rio Sorocaba, totalizando 3.400 metros e, ainda, teve suas margens urbanizadas. O “Lavapés” corta a Rodovia Raposo Tavares (SP-270), passa pela região do Parque Zoológico “Quinzinho de Barros” e da Vila Hortência, até desaguar no Rio Sorocaba.

 

Outras intervenções

Os serviços no córrego Lavapés seguem programação pré-definida pelo Saae/Sorocaba, que engloba a manutenção de todas as Bacias de Contenção e córregos do município. Em 2021 e 2022, a autarquia já executou os serviços preventivos, por exemplo, em córregos dos bairros no Jardim Brasilândia, Jardim Leocádia, Jardim Piratininga, Vila Barão e Vila Mathilde, além das Bacias de Contenção do Abaeté, Campolim e Rua Panamá (Barcelona), mais o desassoreamento da Bacia 1 do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) da Água Vermelha e do Córrego Itanguá.

Quanto ao Rio Sorocaba, a limpeza das margens e as obras de desassoreamento prosseguem em ritmo acelerado em dois trechos urbanos do manancial, mais especificamente nas proximidades do Clube do Idoso e da Ponte da Radial Norte. A expectativa é que, nesses dois pontos, cerca 26,2 mil metros cúbicos de sedimentos sejam retirados do curso do rio, nesta fase atual.

Essas intervenções ocorrem em parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, o Saae e o Governo do Estado de São Paulo, via Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), que gerencia o Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica – Rios Vivos. No ano passado, por meio dessa iniciativa, já tinham sido coletados 60 mil m³ (5 mil caminhões) de detritos ao longo do Rio Sorocaba, além de outros 20 mil m³ (1.660 caminhões) do córrego Itanguá, na região do Jardim Marli e Jardim Itapemirim, na Zona Oeste.


Saae – Agência de Notícias