Prefeitura de Sorocaba e Saae entregam revitalização de pintura da ETA Cerrado

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), realizou a entrega, nesta segunda-feira (21), da revitalização da Estação de Tratamento de Água “Doutor Armando Pannunzio”, também conhecida como ETA Cerrado, localizada na Vila Lucy, Zona Oeste da cidade. Na ocasião, o prefeito Rodrigo Manga participou da cerimônia, acompanhado do diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

Para os trabalhos, o Saae/Sorocaba, por meio de doação, contou com a contribuição de 1.100 litros de tintas e mão de obra artística e especializada, intermediada pela empresa Saci Tintas, representante na região do movimento Tudo de Cor, das Tintas Coral, o que não gerou custo ao Poder Público Municipal.

“Essas cores trazem vida e alegria para a cidade. Não tem como passar por aqui e não perceber essa obra maravilhosa. Essa parceria com a iniciativa privada tem sido muito importante em ações de revitalização de tantos pontos, como praças e vias, para tornar Sorocaba uma cidade linda de verdade”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

Também marcaram presença no ato a secretária de Comunicação, Fernanda Burattini; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba; a gerente do Movimento Tudo de Cor, Maria Eugenia Guimarães; o artista João Nove, da Digitalorganico Studio; o sócio-diretor do Grupo Saci Tintas, Guilherme Balan Belanga; e o líder de Marketing Regional – SP Interior AkzoNobel/Tintas Coral, Wagner Lessa, além da presidente do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), Silvia Stecca.

A pintura teve início em meados de fevereiro e foi concluída neste mês de março. “A ETA do Cerrado foi escolhida, não só pela importância para a cidade, pois abastece 84% do município, como pela necessidade de chamarmos a atenção para a água e a urgência de se repensar o seu consumo. Ficamos muito felizes com essa escolha”, frisa Tiago Suckow.

Quem recebeu a tarefa de trazer cor para a obra foi o artista paulistano João Nove, que vem colorindo ambientes urbanos desde 1999. É conhecido por suas criações de cores fortes e vibrantes, sempre representando elementos da natureza. “A cor tem a força de transformar, pelo poder da arte. Foi muito bom realizar esse trabalho em um local tão incrível”, aponta o artista.
Ao longo dos seus 10 anos, o Movimento Tudo de Cor entregou mais de 1,8 mil projetos, 10,1 mil imóveis renovados, 4,6 mil pintores formados e 953,5 mil litros de tintas utilizados, mobilizando, ao todo, 45 mil voluntários.

“Trata-se de uma iniciativa sociocultural sustentável, que acredita no poder da cor e busca levar transformação e cidadania para milhares de patrimônios culturais, comunidades e entidades em todo o Brasil, a partir de ações voluntárias de pintura e restauração. A escolha da ETA é um diferencial, pois faz parte do roteiro educativo da cidade, que atrai muitos estudantes, para uma reflexão sobre a água e agirá também na arte”, explica a gerente do Movimento Tudo de Cor, Maria Eugenia Guimarães.

O Movimento conta com a parceria da empresa Coral e da Saci Tintas, com a qual já realizou diversos projetos em cidades onde a rede atua. “No total, são 44 unidades distribuídas em 16 cidades no interior de São Paulo. É a primeira vez do projeto em Sorocaba e já planejamos outros”, adianta o sócio-diretor da Saci Tintas, Guilherme Balan Belanga. “Ser o primeiro em um mundo de possibilidades, levando cor, essa é a nossa proposta”, complementa o líder de Marketing Regional – SP Interior AkzoNobel/Tintas Coral, Wagner Lessa.

A presidente do MACS, Silvia Stecca, representou a empresa da família, *a então Comercial Construtora Stecca, que foi a responsável pela construção da ETA Cerrado, em 1970, e de outras obras importantes na cidade, como o edifício do Paço Municipal. “Fico feliz ao ver uma obra em um espaço urbano, como este, por meio de um movimento de apoio à Arte”, disse.

Programa Água Viva

Durante todo o mês de março, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba realiza uma série de atividades para celebrar o Dia do Rio Sorocaba e o Dia Mundial da Água. O programa “Água Viva” é uma delas, em que alunos e professores de escolas da cidade visitam a ETA Cerrado e conhecem como a estação opera e como a água é tratada e chega até as residências.
Uma turma do Colégio Akalanto esteve, nesta segunda-feira (21), em visita à ETA Cerrado e pôde, inclusive, apreciar de perto a nova pintura. Outro grupo da escola estará na unidade nesta terça-feira (22). Já, o Colégio Talentos tem data marcada para o dia 31 de março.

“Além da reflexão sobre a importância dos recursos hídricos e ambientais, agora, a arte também tem seu espaço aqui, tornando o ambiente ainda mais atrativo e bonito”, acrescenta o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

Os agendamentos para as atividades de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba continuam abertos, inclusive para março, e podem ser feitos pelo WhatsApp: (15) 98158-0697 ou pelo e-mail: edambiental@saaesorocaba.sp.gov.br.

 


Saae – Agência de Notícias