A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), mais o apoio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), deram início, na manhã desta terça-feira (4), à remoção de plantas aquáticas no lago do Parque Vitória Régia.
“Finalizamos a limpeza do lago do Parque das Águas e já demos início aos trabalhos aqui, no Parque Vitória Régia. Os vegetais aquáticos estão sendo removidos do corpo hídrico, com o auxílio de maquinário especializado, e depositados na margem para o correto descarte, visando promover a preservação do manancial de água e o equilíbrio ambiental”, explica o secretário da Sema, Thiago Santoro.
De acordo com a Sema, estão sendo utilizados, inicialmente, escavadeira hidráulica e retroescavadeira na intervenção. Estão envolvidos no serviço 15 profissionais da Sema, Saae e Serpo, entre operadores de máquinas e motoristas de caminhões, além de técnicos das duas secretarias e da autarquia.
Em um segundo momento, para a finalização dos trabalhos, também poderão ser utilizadas embarcações da Sema e do Saae, para que seja, de forma manual, utilizando um bambu preso a uma corda, delimitada a área já limpa e a vegetação seja arrastada para um ponto do lago que esteja ao alcance dos maquinários.
Toda a vegetação removida do lago está sendo devidamente descartada pela Secretaria de Serviços Públicos e Obras, em local ambientalmente correto, utilizando dois caminhões para a locomoção.
Meio Ambiente – Agência de Notícias