A Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) anunciaram, nesta quinta-feira (6 de abril), as obras de substituição de mais uma travessia sobre o córrego no Jardim Piratininga, Zona Leste da cidade. Desta vez, a intervenção ocorrerá em trecho no entroncamento das ruas Sizina Azevedo Schrepel e Luiz Vicente Verlangieri, executada com mão de obra técnica do Saae/Sorocaba, a partir da próxima semana.
A obra, que tem prazo de entrega de até 90 dias, consistirá na troca de tubulações sob a ponte, da mesma forma como foi feito em outra travessia no bairro, mas nas proximidades das ruas Doutor Gabriel Rezende Passos e Luiz Vicente Verlangieri, cujas intervenções foram finalizadas em abril deste ano.
“Esta é mais uma ação no Jardim Piratininga, para melhorias do sistema de drenagem. Em um ponto, a situação já foi resolvida e, agora, nesse segundo local, será dada sequência aos trabalhos, a fim de atender à demanda da comunidade local, reivindicada há décadas, para colocar fim a alagamentos nessa região. Só quem sofreu com alagamentos, por anos, perdeu móveis, sabe dessa dificuldade. Pegamos essa causa para resolver e encontramos uma solução”, apontou o prefeito Rodrigo Manga, durante ato realizado no local.
Também participaram os secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob) e Alexandre Caixeiro (Secretaria de Segurança Urbana – Sesu); mais o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow; o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, Davi Dutra; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e o vereador Fernando Dini.
Mais uma vez, a exemplo da primeira travessia, essa segunda contará com parceria da iniciativa privada, por meio da doação dos materiais pela empresa JCZ Empreendimentos Imobiliários (Confiança Supermercados). “É mais um desafio que está sendo vencido. Fizemos estudos, projetos e definimos uma solução. Trata-se de uma ação que permitirá aumentar a vazão do sistema de drenagem e evitar alagamentos, decorrentes de chuvas intensas e aumento do leito do córrego”, destacou o diretor-geral do Saae/Sorocaba, após a assinatura do termo de início das obras.
No lugar da antiga travessia, que será totalmente removida, serão instaladas 56 aduelas de concreto armado, cada uma medindo 2,5 metros de largura por 2,5 metros altura e um metro de comprimento. Cada peça tem peso aproximado de 10 toneladas e será instalada por meio de guindaste hidráulico, após concluída a preparação da base de sustentação.
Durante as obras, que começam efetivamente no dia 12 de julho, os motoristas que precisarem efetuar a saída do Jardim Piratininga e estiverem na Rua Sizina Azevedo Schrepel deverão desviar pela Rua José Balera até a Avenida José Benedito de Lima, seguindo pela Rua Pedro de Góes e entrando, à direita, na Rua Rodrigues do Prado até a Avenida São Paulo. Para quem entra no bairro, o acesso será pela Rua Belmira Loureiro de Almeida, Rua Doutor Gabriel Rezende Passos ou Rua Antônio Monteiro.
“É uma conquista enorme! Faz 20 anos que moro aqui e não dá para imaginar o quanto todo o pessoal que também mora por aqui está contente. A Gestão atual da Prefeitura está fazendo o que muitos, no passado, não fizeram e o transtorno das obras será mínimo, perto das vantagens que ela trará para todos, nós”, disse o aposentado José Carlos Nanni, 68 anos, que reside no Jardim Piratininga, às margens do córrego.
Na reconstrução da primeira travessia, já liberada ao tráfego, foram instaladas 26 aduelas retangulares de concreto, de 5 metros, por 2,2 metros e 1 metro, além de construídos quatro muros de alas, dois em cada lado do sistema, além de feito todo o aterramento, as guias de concreto e a pavimentação asfáltica.
“Já está nos planos do Saae/Sorocaba, em um segundo momento, também canalizar parte do córrego do Jardim Piratininga. Já temos projeto e a obra está dimensionada. Será questão de tempo, depois das travessias prontas”, finaliza o diretor-geral da autarquia.