Prefeitura de Sorocaba e Receita Federal assinam termo de parceria voltado à inclusão digital de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), firmou um termo de parceria com a Receita Federal, em prol da inclusão digital de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Com esse objetivo, foi realizada uma reunião, no Paço Municipal, na tarde desta quarta-feira (15), com a participação do prefeito Rodrigo Manga; do secretário da Cidadania (Secid), Clayton Lustosa; da secretária Jurídica, Luciana Mendes; do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Dr. João Batista Martins César; do delegado da Receita Federal em Sorocaba, Ari José Brandão Jr.; da servidora da Receita Federal Mirtes de Fátima dos Santos e do juiz do Trabalho Dr. Valdir Rinaldi Silva, além da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato, que igualmente recepcionou os visitantes.

Mediante a assinatura do documento, a Receita Federal anunciou que fará a doação de 300 aparelhos celulares para serem entregues a crianças e adolescentes que necessitem, especialmente para os estudos e a qualificação profissional, ajudando a promover a sua inclusão digital.

“Este é apenas o primeiro passo. Mas acho que podemos fazer muito mais para as crianças e adolescentes em parceria com a Prefeitura, pensando em melhorar as perspectivas de vida de cada uma delas”, afirmou o desembargador João Batista, após o ato de assinatura do termo. “Existem várias boas práticas que a gente pode estimular a serem adotadas no Município, pensando especialmente nas crianças e adolescentes”, ele completou.

O prefeito agradeceu pela iniciativa. “Este é um marco importante e concretizamos essa parceria pensando no futuro de nossas crianças e adolescentes”, ele ressaltou.
“Fiz questão, também, de vir até aqui para agradecer pessoalmente e colocar o Fundo Social à disposição para o diálogo e a realização, em conjunto, de outras ações importantes como esta”, assegurou a primeira-dama e presidente do FSS.

O secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, também falou sobre os vários benefícios que os celulares doados proporcionarão às crianças e adolescentes que irão recebê-los.
“Será um importante apoio, visando à qualificação profissional, no presente ou futuramente; ajudará no desenvolvimento de atividades no contraturno escolar; será de grande valia também já nas atividades escolares on-line e, além disso, facilitará o acesso, não só dessas crianças e adolescentes, mas de suas famílias também à rede de apoio social proporcionada pelo Município”, descreveu o secretário.

A reunião igualmente serviu para fortalecer, ainda mais, o diálogo entre as várias entidades representadas acerca de novas ações a serem tomadas pela gestão municipal, no sentido de fortalecer toda a rede de proteção voltada ao cuidado de crianças e adolescentes.

Fotos: Renata Giron – Secom


Cidadania – Agência de Notícias