A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), acaba de realizar uma visita técnica à Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB). O objetivo do encontro foi conhecer o modelo de gestão e negócio da instituição paraibana, bem como trocar informações a respeito das boas práticas e eixos de atividades do ecossistema do parque lá instalado.
Na ocasião, o presidente do PTS, Nelson Cancellara, foi recepcionado pela diretora-geral do PaqTcPB, Nadja Oliveira, e pelo superintendente de Trânsito e Transporte Público de Campina Grande (PB), Carlos Dunga Júnior.
Criada em 1984, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba está localizada a cinco quilômetros de distância das universidades Federal e Estadual presentes no município. Está entre os quatro primeiros parques tecnológicos do País, sendo que a Fundação é uma instituição federal sem fins lucrativos, voltada para o avanço científico e tecnológico do estado da Paraíba. A Fundação assinou com a Embrapa o Convênio Geral de Parceria em Incubação de Empresas de Base Tecnológica Agropecuária, no intuito de viabilizar o desenvolvimento de empresas do setor.
Citada na revista Newsweek como um dos principais instrumentos de disseminação e transferência de tecnologia da Paraíba, a Fundação ganhou destaque também na área de Tecnologia Social, tendo obtido o 1º lugar do Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, em 2001, e sendo contemplada, em seguida, com o prêmio Projeto Inovador 2002, concedido ao Projeto de Incubação de Micros e Pequenas Agroindústrias em Comunidades Rurais do Semi-árido Paraibano, pela Anprotec.
“Realizamos uma visita muito proveitosa e pudemos conhecer todo o ecossistema do PaqTcPB, assim como projetos e ações lá desenvolvidas. Vamos, agora, buscar a viabilização de uma parceria, para a realização de alguns trabalhos em conjunto”, adiantou o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba.
O representante do PTS também visitou a Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Campina Grande, que é referência nacional na gestão dos aspectos relacionados à mobilidade urbana e à segurança viária. O objetivo, igualmente, foi conhecer pessoalmente os projetos desenvolvidos nesses setores naquela cidade, trocar experiências e propor trocas e acordos de cooperação entre os municípios, para o desenvolvimento de novas aplicações na área.
Fotos: Divulgação
Parque Tecnológico – Agência de Notícias