Prefeitura de Sorocaba e Parque Tecnológico participam do Congresso Smart City Business Brasil 2023

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), participou, na última quinta-feira (25), do Congresso Smart City Business Brasil 2023. O evento, que aconteceu no Pro Magno Centro de Eventos, na capital paulista, reuniu as principais empresas de inovação, prefeitos, secretários, governadores e todo o ecossistema de cidades inteligentes para uma imersão no novo conceito de Smart Cities, que utiliza novos modelos e práticas disruptivas para solucionar desafios sociais persistentes, como desemprego, criminalidade, eficiência energética, maior pressão sobre a infraestrutura urbana, entre outros.

O presidente do PTS, Nelson Cancellara, participou do encontro, representando o prefeito Rodrigo Manga, no Painel de Prefeitos – “Alta performance na gestão pública: uma experiência de resultados”. Já, o diretor executivo da Inova, André Santos, participou da Reunião Estratégica “A importância do fortalecimento dos Parques Tecnológicos para o desenvolvimento de soluções e sua adoção para a transformação digital nas cidades brasileiras”. Também estiveram presentes, representando a Prefeitura de Sorocaba, as diretoras de área Juliana Ferrari e Adriana Massa.

O Smart City Business Brazil Congress 2023 é realizado pelo Instituto Smart City Business América. O evento atrai líderes, agentes governamentais e a iniciativa privada para pensar, planejar e configurar a infraestrutura digital das cidades. O objetivo é gerar um diálogo sobre as grandes questões que desafiam a consolidação de um ecossistema robusto e autossuficiente no País, além de aprimorar as tecnologias para as cidades, buscando padrões que beneficiem a sociedade, bem como orientar os municípios no uso adequado de tecnologias para a digitalização, incentivando-os ao compartilhamento de experiências e projetos.

Soluções inteligentes já têm sido incorporadas às cidades, em um ritmo cada vez mais rápido. Com a entrada do 5G, a tendência aponta para o fortalecimento dos investimentos em inovação pelos municípios, mas a tecnologia é apenas um dos fatores. “Outro importante ingrediente são os dados, cujo desafio é sua utilização para criar soluções inteligentes que atendam às necessidades reais da população. Há, ainda, as pessoas e a empregabilidade é um dos principais desafios dos gestores públicos atualmente, fator vital para um crescimento econômico sustentável”, explica o presidente global do Instituto Smart City Business América, Leopoldo de Albuquerque.

Sorocaba, que já foi eleita por duas vezes consecutivas (2021 e 2022) a grande campeã nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes em gestão de cidades, ganhou destaque no evento. Assim, foram apresentadas ações e projetos implementados pela atual Administração Municipal, no sentido de tonar a cidade cada vez mais tecnológica e inovadora, ampliando a qualidade de vida da população. “Foi um evento no qual debatemos vários aspectos sobre como se tornar uma cidade cada vez melhor para se viver, usando a tecnologia. Como exemplo, nosso próprio Parque Tecnológico, reconhecido como um dos cinco melhores do Brasil e que, ao prover tecnologia em várias áreas, auxilia a Prefeitura na gestão municipal”, disse o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba.

Foram abordadas ações, por exemplo, na área educacional, como a instalação de lousas digitais e o fornecimento de tablets e Chromebooks nas escolas municipais de Sorocaba. “Também apresentamos o projeto ‘PTS na Escola’, com o qual levamos ensinamentos, para crianças e jovens de 6 a 14 anos, sobre lógica, programação e robótica. Ou seja, é uma ideia que nós desenvolvemos para que as crianças, desde a base, comecem a ter conhecimentos em tecnologia”, completou.

Fortalecimentos dos Parques Tecnológicos

No encerramento do Congresso, uma das plenárias teve o tema “A importância do fortalecimento dos Parques Tecnológicos para o desenvolvimento de soluções e sua adoção para a transformação digital nas cidades brasileiras”. Este painel contou com a participação de renomados profissionais e autoridades do setor, incluindo a participação do diretor executivo da Inova Sorocaba, André Santos, além de outros especialistas da área, como Alisson Rodrigues Alves, do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil; André Galvão, da Vertical de Smart Cities da ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia (Catarinense Technology Association); Edmar Moraes, do Ilhahub de Inovação; Flávio Pimenta, da Nansen; Leonardo J. Melo, PhD., da Anprotec; Marcelo Nunes da Silva, do Parque Tecnológico de São José dos Campos; Mauro Brunetto, secretário de Emprego, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Santana de Parnaíba; Ramon Angelo Vieira, da Hikvision; e Regiane Relva Romano, CEO da VIP Systems e professora do Centro Universitário Facens.

Para o diretor executivo da Inova, o debate foi extremamente importante, trazendo insights práticos, trocas de experiências, análises de erros e acertos e, acima de tudo, um volume imenso de aprendizado. “Foi muito enriquecedor poder participar. Cada participante agregou uma nova dimensão ao debate, expandindo horizontes e perspectivas, estimulando um diálogo construtivo para o futuro da transformação digital em nossas cidades”, ele destacou.

 

Fotos: Divulgação


Parque Tecnológico – Agência de Notícias