A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), e em parceria com o Ministério da Cidadania, na manhã desta segunda-feira (25), realizou a abertura oficial do Programa de Educação e Resistência às Drogas, no Centro de Referência em Educação (CRE), no Jd. Saira.
O evento contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga e do secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, ligado ao Ministério da Cidadania, Dr. Quirino Cordeiro.
Também compuseram a mesa de honra da cerimônia o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa; o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão; o controlador-geral do Município, João Alberto Corrêa Maia; a coordenadora do CADI (Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação), Jessica Pedrosa; o vereador e presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba; o prefeito de Pilar do Sul, Marco Aurélio; o vereador de São Paulo e ex-deputado federal, José Olímpio; e o presidente da OAB Sorocaba, Dr. Márcio Leme.
Prestigiaram o evento, ainda, o secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues; o secretário da Educação, Marcio Carrara; o secretário de Segurança Urbana, Cel. Vitor Gusmão; a secretária de Comunicação, Fernanda Burattini; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara; o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Henrique de Agrella; o Comandante do 7º BPM-I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), Fernando de Agrella; o delegado da Polícia Civil, Dr. Urban Filho; o tenente Marcelo de Paula, da Base de Apoio Regional do Exército em Sorocaba; o presidente da Câmara Municipal de Votorantim, José Cláudio Pereira, além de outros vereadores da região.
Houve, ainda, nova assinatura simbólica do Acordo de Cooperação entre a Prefeitura de Sorocaba e o Ministério da Cidadania, que prevê a realização de uma série de ações voltadas à prevenção e ao combate das drogas no município.
“Este é um momento muito importante para nossa cidade e foi idealizado a partir do Termo de Cooperação firmado em Brasília, em 18 de junho, quando, em uma visita da Secretaria da Cidadania de Sorocaba, ao lado do CADI, tomamos conhecimento da possibilidade de implementar no município uma série de iniciativas da Política Nacional sobre Drogas, entre elas a capacitação de funcionários e outros profissionais que atuam nessa área”, ressaltou o secretário Clayton Lustosa.
“Nosso objetivo é envolver toda a sociedade brasileira no enfrentamento contra as drogas. Pois é somente assim, unindo esforços, que vamos obter resultados efetivos nessa jornada, que ganhou novo fôlego a partir da publicação, em 2019, da nova legislação que dá suporte às políticas públicas sobre drogas”, afirmou o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Dr. Quirino Cordeiro.
O prefeito Rodrigo Manga destacou a presença de tantos profissionais e de tantas autoridades prestigiando o evento. “É uma alegria ver esse auditório com tantas pessoas preocupadas em fazer o bem. Se hoje a cidade ainda sofre com as minicracolândias espalhadas pelo município, vemos também que são muitas as instituições, grupos de pessoas e profissionais empenhados em combater esse mal, que penaliza tantas famílias, não só em nossa cidade ou país, mas no mundo todo”, destacou o líder do Executivo sorocabano.
“É uma grande oportunidade de aprendizado. Algo que vem somar à nossa experiência e vamos aproveitar, com certeza. Era uma área que não estava sendo muito vista. Mas, agora, nesta gestão pública, nos faz sentir orgulho de atuar nessa área, como fazemos há mais de 30 anos”, aponta João Roberto Martins, do Grasa (Grupo de Apoio e Combate a Drogas e Álcool Santo Antônio).
Mariana Salto, do Instituto Sorocaba, também aprovou a iniciativa. “Tenho certeza que será muito produtivo e vamos, claro, participar da capacitação. Estamos há mais de 20 anos atuando nesse campo, com profissionais de várias áreas, mas sempre há muito para aprender. A Prefeitura de Sorocaba está de parabéns”, elogiou a profissional.
Capacitação gratuita para profissionais da área
A primeira das ações propostas no acordo assinado tem início já a partir desta terça-feira (26), com a capacitação gratuita do Programa de Educação e Resistência às Drogas voltada a instituições que atendem a essa demanda. Está confirmada a participação de Claudia Gonçalves Leite, diretora do Departamento de Prevenção, Cuidados e Reinserção Social do Ministério da Cidadania. As capacitações acontecem em duas turmas, nos períodos das 10h às 12h e das 14h às 16h, também no CRE, localizado na Rua Artur Caldini, 211, no Jd. Saira.
Podem participar integrantes de instituições formalizadas ou ainda não, uma vez que a capacitação tem o intuito de, além de dar formação aos profissionais que atuam nesse atendimento, prestar orientação para a formalização desses estabelecimentos.
As inscrições para o curso de capacitação podem ser feitas pelos links:
Evento 26/10 – 10h às 12h
https://forms.gle/mJQNNJpfrUrW2oaU8
Evento 26/10 – 14h às 16h
https://forms.gle/doP2ZaTZ6ErebiK17
Fotos: Renata Giron – Secom
Cidadania – Agência de Notícias