Prefeitura de Sorocaba disponibiliza cartilha virtual com orientações de profissionais da saúde para uma relação saudável e próxima entre pais ou responsáveis e filhos

Dando sequência às medidas tomadas em conjunto pelas Prefeituras da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), com a criação de uma cartilha de segurança e outras ações emergenciais para implantação nas escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares, a Prefeitura de Sorocaba, que conta, desde então, com o Comitê de Crise de Relações Interpessoais e Combate à Violência Escolar, disponibilizou à toda população uma cartilha virtual com orientações de profissionais da saúde para uma relação saudável e próxima entre pais ou responsáveis e filhos.

O material, elaborado pela Coordenação de Saúde Mental da Secretaria da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), tem como objetivo trazer importantes reflexões e ações a respeito da relação dos pais ou responsáveis com os filhos e seus respectivos comportamentos.

A cartilha virtual intitulada “Pais e Filhos – 10 dicas para fortalecer essa relação” traz abordagens atuais, como a observação de uso excessivo de aparelhos eletrônicos, como tablets e celulares, especialmente durante as refeições. Outra abordagem reflete a aproximação de ambos, de forma espontânea e prazerosa, com atividades de lazer. O material também recomenda os pais e responsáveis a colaborarem na organização das mochilas escolares das crianças, bem como na verificação das mesmas.

Outro ponto apresentado aborda situações desafiadoras na relação dos pais ou responsáveis com os filhos, em que deve ser prevalecido o foco em soluções, ao invés de punições. “São escolhas de ações simples que contribuem muito para a percepção de comportamentos incomuns, que levam às situações extremas, como a violência escolar, por exemplo”, explica a supervisora de Saúde Mental da SES, Livia Siviero.

“Não há dúvidas de que este material contribuirá, de forma prática e muito positiva, para muitos pais e responsáveis refletirem acerca de como ações corriqueiras, pensadas e vivenciadas com a devida sensibilidade, podem ser muito eficazes e contribuir em todos os aspectos, assim como no ambiente escolar”, conclui o secretário da Educação, Marcio Carrara.

A cartilha virtual “Pais e Filhos – 10 dicas para fortalecer essa relação” está disponível no site: https://saude.sorocaba.sp.gov.br/.

Saúde – Agência de Notícias