Prefeitura de Sorocaba discute potencialidades das Unidades de Acolhimento Infantil


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizou, na última semana, no Salão de Vidro do Paço Municipal, um evento para discutir potencialidades e desafios das Unidades de Acolhimento Infantil. O tema foi direcionado a profissionais da Saúde, da Educação, do Conselho Tutelar, Ministério Público e Cidadania.

O encontro contou com a presença do secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo, da promotora de Justiça da Infância e Juventude, Dra. Cristina Palma, e da coordenadora de Saúde Mental da SES, Eline Vitor.

Desde 2022, Sorocaba conta com uma unidade, que realiza o acolhimento a crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 18 anos, que se encontram em situação de dependência química e, muitas vezes, já desamparados.

O local conta com equipe multidisciplinar especializada e toda estrutura necessária, com espaço administrativo, quartos, refeitório, quadra, sala de computação, entre outras dependências. A estrutura, ampla e confortável, proporciona aos atendidos conteúdo, lazer, recreação, atividades esportivas, além de alimentação adequada.

No evento, foram abordados os desafios do cotidiano e as práticas aplicáveis nas unidades de acolhimento infantojuvenis. Também houve contribuições intermunicipais da equipe da unidade de acolhimento de Jundiaí-SP, que trouxe trocas de experiências e abordagem singular da referida cidade.

“Essa atenção especial dada aos fluxos e encaminhamentos relacionados ao público que utiliza as unidades acolhedoras reforça o aprimoramento no atendimento e na abordagem. Quanto mais discutido o tema, mais qualidade pode ser proporcionada na execução do serviço”, destacou o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.