Prefeitura de Sorocaba descentralizará “Espaço Empreendedor” nas Casas do Cidadão

Iniciativa vai fomentar ainda mais o empreendedorismo e promover o desenvolvimento do município


A Prefeitura de Sorocaba vai descentralizar o Espaço Empreendedor, beneficiando milhares de cidadãos, principalmente os microempreendedores individuais (MEIs). Os serviços prestados nas unidades serão levados às sete unidades da Casa do Cidadão. A iniciativa, intitulada Sebrae Aqui, será realizada em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e foi tratada em reunião ocorrida nesta quarta-feira (dia 17), no Paço Municipal, com o prefeito Rodrigo Manga, o gerente do Sebrae Sorocaba, Alexandre Martins, o gestor de negócios Bruno Mattos, a consultora Priscila Rabano, o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Luiz Henrique Galvão, e o vereador Péricles Regis.


“Agradeço ao vereador Péricles por intermediar essa reunião e, agora, daremos o pontapé inicial com a parte burocrática. Essa descentralização será muito importante para a nossa cidade, neste momento de crise, e vai ao encontro de projetos de incentivos ficais que vamos lançar para movimentar a economia do município. Tenho certeza que vamos ajudar muito o pequeno empreendedor a superar essa crise que Sorocaba, o Brasil e o mundo vivem hoje”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.


O Espaço Empreendedor é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) e está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 1.927, no Centro. A unidade desenvolve ações que contribuem com os pequenos empreendedores, em especial com o MEI, como serviços de orientação, formalização, mudança cadastral, baixa, capacitação e crédito produtivo por meio do Banco do Povo, garantindo vantagens gratuitas a quem trabalha por conta própria.


O Sebrae Aqui não terá custos ao município, que cederá, como contrapartida, os espaços da Casa do Cidadão, os serviços dos servidores e materiais de escritório. Já, o Sebrae vai capacitar os servidores, dando condições para o melhor atendimento às necessidades dos empreendedores locais; fornecer acesso ao sistema de atendimento e de suporte, além de monitorar o desempenho da unidade e dos benefícios gerados ao consumidor.


Entre as vantagens da descentralização dos serviços, estão o apoio e o incentivo aos futuros empresários, geração de mais e melhores empregos e fortalecimento da rede empreendedora da cidade, garantindo a ampliação da arrecadação, crescimento da economia local e melhoria da qualidade de vida da população.


Os principais serviços oferecidos com o Sebrae Aqui nas Casas do Cidadão serão: informação para a formalização do empreendedor; formalização do MEI junto ao Portal do Empreendedor; emissão de guias; elaboração de Declaração Anual de Rendimento; alterações cadastrais e baixa da empresa do MEI; atendimento em gestão empresarial para MEI, microempresa e empresa de pequeno porte e realização de palestras, feiras e eventos voltados ao segmento.
Sorocaba conta com sete unidades da Casa do Cidadão: Ipanema, Itavuvu, Nogueira Padilha, Éden, Brigadeiro Tobias, Ipiranga e Paço Municipal.


“Pertinho de Casa”


Durante o encontro, o Sebrae também apresentou a plataforma Pertinho de Casa ao prefeito Rodrigo Manga. A ferramenta gratuita foi desenvolvida pelo Sebrae e entidades parceiras no ano passado, em razão da pandemia da Covid-19, e busca facilitar o dia a dia do consumidor e apoiar os pequenos negócios locais, conectando as pessoas que querem comprar a pessoas que querem vender. O Sebrae é uma entidade privada sem fins lucrativos que fornece apoio aos pequenos negócios de todo o país.







Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias