Fotos: Michelle Alves – Secom
Posteriormente alerta emitido pela Resguardo Social do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Sorocaba reuniu, na tarde desta quinta-feira (17), equipes técnicas das secretarias municipais para definir um projecto de ação, em caso de emergências causadas por tempestades e rajadas de vento previstas para ocorrer entre sexta-feira (18) e domingo (20).
O encontro aconteceu no sexto caminhar do Paço Municipal orientado pelo prefeito em treino, Fernando Martins da Costa Neto, ocasião em que foram definidas medidas que serão adotadas para auxílio aos munícipes que possam ser atingidos, além das responsabilidades de cada secretaria municipal e autonomia, reforçando a urgência de realizar o trabalho de forma integrada, para mitigar os impactos decorrentes de eventual proeminente volume de chuvas dos próximos dias.
Porquê secção do projecto de ação, a partir desta sexta-feira (18), todas as Casas do Cidadão, com exceção das unidades do Recinto Cianê e Paço Municipal, permanecerão abertas 24 horas até domingo (20), para protecção das famílias que vivem em extensão de risco. Lá, a triagem dessas famílias será realizada pela equipe da Secretaria da Cidadania (Secid) que, posteriormente, encaminhará os desabrigados, decorrentes de alagamentos de suas residências, para hotéis.
A Secretaria do Meio Envolvente, Proteção e Muito-Estar Bicho (Sema) definiu um projecto de evacuação do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, caso seja necessário. Ou por outra, será realizado o protecção de animais domésticos no idoso Canil da Guarda Social Municipal, localizado no bairro Vila Rica.
Equipes das secretarias de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e de Mobilidade (Semob) estão sobre aviso, para atuar em atividades porquê de rescaldo das chuvas, sinalização de vias ou operações para manutenção do tráfico nos principais corredores e vias da cidade. O Serviço Autônomo de Chuva e Esgoto (Saae), por sua vez, tem um projecto de contingência, em caso de alagamentos em determinados pontos, porquê o Parque Vitória Régia e o Jardim Maria do Carmo.
Na manhã desta sexta-feira (18), agentes da Resguardo Social de Sorocaba estarão na Avenida Dr. Afonso Vergueiro, fundura do Terminal Santo Antônio, para realizar ação educativa da Semana de Redução de Risco de Desastres. A iniciativa é viabilizada em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, porquê medida que visa promover um diálogo direto com os cidadãos, reforçando a valor da prevenção e da preparação para minimizar danos decorrentes das chuvas. Haverá distribuição de materiais informativos com orientações sobre porquê proceder em casos de desastres naturais.
Todas as informações relativas às chuvas, porquê orientações ou avisos de diferença no trânsito e interdições, serão disponibilizadas pela Secretaria de Notícia (Secom), em tempo real, nos perfis oficiais da prefeitura de Sorocaba. Em caso de emergências, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Resguardo Social (199).
Confira inferior os endereços das Casas do Cidadão, que estarão operando 24 horas no termo de semana, para atendimento emergencial à população:
– Moradia do Cidadão Ipanema
Avenida Ipanema, 3.439, Vila Helena
– Moradia do Cidadão Itavuvu
Avenida Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras
– Moradia do Cidadão Éden
Rua Bonifácio de Oliveira Cassú, 80, Éden
– Moradia do Cidadão Ipiranga
Rua Estado de Israel, 424, Jardim Ipiranga
– Moradia do Cidadão Brigadeiro Tobias
Avenida Bandeirantes, 4.155, Brigadeiro Tobias
– Moradia do Cidadão Nogueira Padilha
Avenida Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência