Fotos: Marcel Herrera e Michelle Alves/Secom Sorocaba.
Dando sequência às ações preventivas contra a Febre Maculosa, a Prefeitura de Sorocaba segue com a força-tarefa de roçagens no entorno do Rio do Sorocaba e parques da cidade, sobretudo em pontos específicos contenham a presença de animais como cavalos e capivaras. A ação tem como objetivo deixar a vegetação mais próxima do solo, uma vez que a incidência solar elimina o carrapato, se houver. O serviço teve início nesta terça-feira (20) e continuará até o final de junho.
Nesta quarta-feira (21), a equipe da Zoonoses deu continuidade à pesquisa acarológica no Parque das Águas. “Até o momento não foram encontrados nenhum tipo de carrapato em questão. Caso identificado, faremos a análise para verificar se a espécie do carrapato é estrela ou não”, ressalta a médica veterinária e coordenadora de Vigilância em Zoonoses de Sorocaba, Dra. Thais Buti.
O trabalho realizado também previne outras doenças transmissíveis, como controle de leptospirose, e reforça a vistoria e o combate a potenciais criadouros do mosquito da dengue, além de prevenir infestação de mosquito culex (pernilongo).
Já, as equipes do Saae/Sorocaba realizam roçagens na Vila Rica e em Brigadeiro Tobias. “Essa iniciativa conjunta é fundamental para evitar qualquer infestação na cidade Para tanto, não mediremos esforços para que essa contaminação não venha até Sorocaba”, relata o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.
Em Sorocaba também estão sendo realizadas diferentes ações de conscientização e combate, como: divulgação de informações a respeito da doença e como prevenir-se nas redes sociais da Prefeitura de Sorocaba e na Agência de Notícias, contando, também, com o apoio fundamental da imprensa na disseminação dessas informações; cartazes informativos que estão sendo afixados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades de urgência e emergência em saúde do Município (UPHs e UPA), nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especial em Assistência Social) e nas Casas do Cidadão, além de treinamentos e capacitações para profissionais da rede municipal de saúde.
Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica de Sorocaba pelo telefone (15) 3229-7308 ou pelo e-mail epidemiologica@sorocaba.sp.gov.br.
Saúde – Agência de Notícias