A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), deu início à campanha “Ei, vai com calma!”, para a conscientização de motoristas sobre a importância de respeitar a sinalização de parada obrigatória. A iniciativa tem o objetivo de promover a segurança e evitar acidentes de trânsito, ocorrendo, sobretudo, por meio de palestras, blitze educativas e totens ilustrativos espalhados pela cidade.

“A prioridade em todas as ações realizadas pela Semob é a segurança e a prevenção de acidentes, assim como promover a fluidez do tráfego. Nesse contexto, a contribuição do motorista é fundamental, sempre respeitando as leis de trânsito. Ou seja, a responsabilidade no trânsito salva vidas!”, destaca o secretário da pasta, Carlos Eduardo Paschoini.

Inclusive, o assunto foi um dos abordados nesta quinta-feira (19), durante palestras de educação para o trânsito, voltada aos funcionários do Grupo São João, pela manhã e à tarde, empresa que atua no segmento de ônibus. A proposta da campanha também motiva, nesta sexta-feira (20), a realização de uma blitz educativa na Rua Profª. Ossis Salvestrini Mendes, nas proximidades da base do Corpo de Bombeiros, no bairro Santa Rosália, das 9h às 10h.

“É importante lembrar que a atitude de muitos motoristas, de apenas reduzir a velocidade ao passar pelo cruzamento onde há placa de parada obrigatória, é incorreta e imprudente. O correto é, de fato, parar e depois prosseguir. A parada obrigatória é exigida justamente sempre que a redução da velocidade é insuficiente”, explica a gerente de Educação para o Trânsito da Semob, Cibele Soares.

Durante as ações educativas, folhetos explicativos são distribuídos aos motoristas, alertando sobre as medidas de segurança no trânsito. Além de ressaltar detalhes sobre a parada obrigatória, o material ilustrativo aborda o respeito à velocidade máxima permitida, que bebida alcoólica e direção de veículo automotor não combinam nuncam e que o uso de cinto de segurança, por motoristas e passageiros, é fundamental.

“Além do risco de acidentes, avançar o sinal vermelho do semáforo ou não respeitar a placa de parada obrigatória é infração gravíssima, conforme estipulado pelo artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro, e implica em multa no valor R$ 293,47”, acrescenta o agente de trânsito Altair Farias, que integra a equipe de Educação para o Trânsito da Semob.

Mais palestras educativas estão programadas para ocorrer na cidade, voltadas a públicos específicos, como funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, nesta sexta-feira (20), e da empresa Eadi- Aurora, no próximo dia 24.

Em outubro, ainda, outras duas atividades, com temáticas diferentes, estão programadas pela Semob. No dia 26 (quinta-feira), haverá “Tempo Amigo”, com entrega de material educativo, das 9h às 10h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Simus, que fica na Alameda dos Lírios, 353. Essa ação vai orientar as pessoas sobre como utilizar da melhor forma calçadas, faixas de pedestres e a prestar atenção ao tráfego de veículos. No dia 31 (terça), tem ação de conscientização sobre o uso de vagas especiais, no Tauste Supermercado da Avenida Itavuvu, das 9h às 10h.

Mais informações sobre a campanha permanente e as ações educativas de trânsito na cidade de Sorocaba podem ser conferidas nas mídias sociais da Prefeitura (@prefeituradesorocaba). O contato com a Semob é pelo telefone (15) 3519-3101 ou 118.

Outra forma de contato é pela Ouvidoria da Urbes – Trânsito e Transportes, pelo site www.urbes.com.br , clicando em “Ouvidoria” e, depois, em “Educação para o Trânsito.