Prefeitura de Sorocaba assina contrato com artistas contemplados pela Linc 2022

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), recebeu, nesta sexta-feira (16), no Chalé Francês, os artistas proponentes contemplados na edição de 2022 da Lei de Incentivo à Cultura (Linc) de Sorocaba, para a assinatura dos contratos. Os trabalhos artísticos foram aprovados, após avaliação documental e técnica, realizada por profissionais de todo o País, qualificados e credenciados pela Secretaria de Cultura (Secult), por meio de edital.

“A Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba é mais uma iniciativa do Município, que valoriza os artistas locais e estimula a produção cultural em diferentes áreas, com investimento direto na classe artística. O nosso objetivo é sempre aprimorar. Para o próximo ano, vamos realizar uma oficina gratuita para capacitar os profissionais de Sorocaba na elaboração de projetos para concorrer à Linc”, destaca o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner.

Serão destinados, no total, R$ 362.189,45, para que os proponentes desenvolvam seus trabalhos em cinco áreas: Cinema e Vídeo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música e Formação Cultural.

Os projetos contemplados foram: Mulher Minotauro – Cria (Artes Visuais), de Silvana Sarti; espetáculo “Cadê Dulcinéia?!” (Artes Cênicas), de Merlin Kern Sarubo; DVD Digo Ferreira – Feijão e Farinha (Música), de Rodrigo Ferreira de Souza; O Processo Colaborativo na construção cênica teatral – Oficinas e Apresentações (Formação Cultural), de Rodrigo Cintra Marins; Claudio Silva – Na Pista do Samba Paulista (Formação Cultural), de Claudio Rogério da Silva; A Vila Tropeira de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba (Artes Visuais), de Claudimir Theodoro; Memórias do Teatro Sorocabano – Os anos 2010, (Cinema e Vídeo), de Marcelo Pereira do Nascimento; Rebentou a Feira (Formação Cultural), de Angeles Paredes Toral; Documentário – Onildo – A África em Sons e Cores (Cinema e Vídeo), de Cleiner Micceno.

Puderam participar do processo pessoas físicas, com domicílio eleitoral no município por, no mínimo, dois anos; com idade igual ou superior a 18 anos completos no período de inscrição; e pessoas jurídicas estabelecidas há, no mínimo, quatro anos em Sorocaba.

Cada proponente pode apresentar um projeto e o valor do mesmo deveria ser de até R$ 79.200,00. O edital contou com as categorias “Primeiros Projetos” e “Projetos Experientes”. Na versão “Primeiros Projetos”, puderam se inscrever proponentes que não foram contemplados anteriormente por incentivos culturais disponibilizados pela Linc.

Os quesitos avaliados pelos peritos foram: relevância cultural e/ou artística para o campo/área na qual se enquadra; plano de democratização aos bens ou serviços culturais produzidos; plano de distribuição; adequação dos objetivos à previsão orçamentária; exequibilidade dos prazos propostos no cronograma; qualificação do proponente e dos profissionais mencionados na ficha técnica; e plano de divulgação e mobilização de público.

O resultado final será publicado no Jornal Município de Sorocaba desta sexta-feira (16), após as 18h, e poderá ser conferido no site: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/jornal/. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: linc@sorocaba.sp.gov.br.

Read More