Prefeitura de Sorocaba anuncia melhorias aos moradores do bairro Chácaras Ana Maria

A Prefeitura de Sorocaba anunciou, na noite desta quinta-feira (7), em reunião no bairro Chácaras Ana Maria, diferentes melhorias aos moradores da localidade, que fica na altura do quilômetro 109 da Rodovia João Leme dos Santos. O intuito do encontro foi, também, conversar com os munícipes e tirar eventuais dúvidas a respeito do processo de regularização fundiária no bairro.

A reunião contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga, dos secretários municipais Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária), Glauco Fogaça (Planejamento e Desenvolvimento Urbano), Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras) e Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, do vereador Fernando Dini e do presidente da Associação dos Moradores do bairro Chácaras Ana Maria, Luís Almeida.

“É uma alegria muito grande estar aqui. Agradeço ao vereador Fernando Dini pelo convite e ao Luís Almeida por essa recepção. Viemos, aqui, para tratar de novidades que todos vocês merecem e aguardam há tantos anos”, declarou o prefeito Rodrigo Manga, que, na ocasião, anunciou a resolução de uma dívida milionária da área.

Já, o secretário da Habitação e Regularização Fundiária, Tiago da Guia, explicou aos moradores a necessidade da tornar a Estrada da Servidão uma via oficial e, com isso, a possibilidade de realização de mais melhorias, como asfalto e drenagem, por exemplo, e quais os próximos passos que serão adotados para dar início às ações de regularização fundiária nas Chácaras Ana Maria. Para isso, a Sehab deu um prazo de até 90 dias para que os munícipes atualizem seu cadastro habitacional e seja aberto um processo administrativo de cada imóvel.

“Há diferentes situações aqui, no bairro. No núcleo habitacional Ana Maria 1, que é considerada área de regularização fundiária de interesse social, já foi feito o levantamento topográfico e o cadastro prévio dos moradores. Já, no Ana Maria 2, que tem incidência ambiental, por exemplo, teremos que contratar estudos geológico e ambiental, em parceria com o programa Cidade Legal, do Governo do Estado, bem como outras providências necessárias para a regularização fundiária”, informou o secretário da Sehab.

O presidente da Associação dos Moradores, Luís Almeida, agradeceu toda a atenção e as melhorias já realizadas pela atual Administração no local. “O prefeito e o vereador são responsáveis por todas as benfeitorias que estão acontecendo em nosso bairro. Graças a vocês, iniciaremos a regularização fundiária, que é o grande sonho dos moradores, pois a água vocês já trouxeram”, afirmou. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba executou, recentemente, obras de implantação do sistema que possibilita o abastecimento de água potável no bairro e executou as ligações residenciais de hidrômetros à rede de água.

Outra novidade anunciada, na noite de quinta-feira (6), será a implantação no local do ônibus do Sistema Rápido Rural do transporte público pela Urbes – Trânsito e Transportes, que consiste na utilização de ônibus com layout diferenciado e equipado com pneus especiais (de trator) para trafegar em vias de terra, a fim de operar com eficiência em estradas rurais.

A Urbes também vai instalar modernos abrigos de ônibus no bairro, garantindo mais conforto e qualidade de serviços aos usuários, substituindo abrigos antigos de madeira ou que estavam em condições precárias, há anos. O novo modelo de equipamento, mais moderno, durável e com cobertura ampla, para proteger da chuva e do sol, também dispõe de espaço próprio para cadeirante, mais quatro bancos e painel solar para carregamento das luminárias de LED embutidas.

Fotos: Ricardo Campolim/Secom