A decisão sobre a localização das novas unidades foi fundamentada em critérios técnicos da Secretaria da Saúde (SES), a termo de promover a redistribuição mais equitativa do público atendido, priorizando áreas de maior demanda e vulnerabilidade e garantindo cobertura de saúde mais eficiente onde é mais necessário.
A UBS Meão Parque, que será construída na Rua Nicolau Elias Tibechereny, atenderá segmento da população atualmente assistida pelas UBSs Marcia Mendes e Sorocaba I. Para viabilizar a obra, foi necessária a aprovação pelo Legislativo Municipal, em 14 de fevereiro de 2025, de projeto de lei de desafetação do imóvel.
Por sua vez, a UBS Jardim São Conrado, situada na Rua Arthur Cagliari, será responsável pela redistribuição dos usuários atendidos nas UBSs Laranjeiras e Mineirão. A construção dessa unidade ocorrerá em extensão institucional, estrategicamente escolhida para melhor atender à demanda da região.
O investimento nas novas UBSs será financiado por recursos provenientes do Novo Programa de Aceleração ao Desenvolvimento (PAC) Saúde, com contrapartida do município. A UBS Meão Parque terá orçamento aproximado de R$ 7,7 milhões, enquanto a UBS Jardim São Conrado contará com um valor de R$ 7,8 milhões para a sua construção.
A implantação dessas duas UBSs procura atender à crescente demanda por serviços de saúde e será complementada pelo custeio contínuo de recursos humanos, insumos e equipamentos, que ficarão a função da Governo Municipal. A previsão é que as obras comecem em abril deste ano, com possibilidade de prorrogação dependendo de estudo do Ministério da Saúde.
Extensão de Recreação e Lazer
Também em relação à novidade UBS São Conrado, está em desenvolvimento um projeto de revitalização da extensão de lazer localizada da Rua João Marcolino, que também contará com via compartilhada de chegada para essa futura unidade de saúde.