Prédio, no bairro Wanel Ville, será construído em parceria com a iniciativa privada e vai abrigar a nova Inspetoria de Operações Especiais (IOPE) e o Canil da Corporação.
A Prefeitura de Sorocaba realizou, na manhã desta sexta-feira (28), o lançamento da obra de construção da nova base da Guarda Civil Municipal (GCM), no bairro Wanel Ville, Zona Oeste da cidade. O prédio, de 680,15 metros quadrados, será construído por meio de parceria público-privada, em área de aproximadamente 3 mil metros quadrados.
No local, vai funcionar a recém-criada Inspetoria de Operações Especiais (IOPE), como uma trope de elite da GCM, assim como o Canil da Corporação.
A referida área, que é pública, está localizada na Avenida Elias Maluf, altura do número 1.690, com fundos para a Rua Fernando Ribas Parra. A concessionária BRT Sorocaba, responsável pelos serviços de implantação e operação do sistema de ônibus rápido na cidade, está encarregada de construir a nova base da Guarda. A estimativa é que a obra seja concluída em 15 meses, ou seja, até julho de 2024.
O investimento previsto, por meio de doação de serviços de construção à Administração Municipal, é de R$ 800 mil, em uma parceria com a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e a Urbes – Trânsito e Transportes. A fiscalização e o acompanhamento da obra estarão a cargo desta última, que está à frente do gerenciamento do transporte público em Sorocaba.
“A iniciativa se enquadra nas estratégias do atual Plano de Governo para a segurança pública, fortalecendo a presença da GCM em todas as regiões da cidade. Sorocaba contará com duas unidades descentralizadas da GCM, sendo uma no Wanel Ville e outra no Parque dos Espanhóis. Esta última já está em funcionamento”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, pouco antes de assinar a ordem de serviço que autorizou o início das obras.
Também participaram do ato os secretários municipais Alexandre caixeiro (Segurança Urbana – Sesu), Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Samyra Toledo (Gabinete Central), Clayton Lustosa (Cidadania – Secid) e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom), mais o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; a coordenadora do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), Jessica Pedrosa; o controlador–geral do Munícipio, Carlos Rocco Júnior; o Comandante da GCM, Davi Dutra, e os vereadores Cláudio Sorocaba, Dylan Dantas e Cícero João. A concessionária BRT Sorocaba esteve representada pelo seu advogado Gustavo Barata. Marcaram presença, ainda, o assessor do vereador Vinicius Aith, Renan Ribeiro; Dalva Cristina Mascarenhas, do Conselho Municipal da Mulher; Vera Helena Oliva de Morais, presente do Conselho de Segurança (Conseg) Oeste/Leste; Linei Lana, da diretoria do Conseg Sul, e Célio Nascimento, vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Wanel Ville.
Obras da nova base
As obras da nova base da GCM no Wanel Ville tiveram início de imediato e, nesta primeira fase, englobam a preparação e limpeza da área, sondagens, terraplanagem e cercamento do imóvel. Paralelamente a essas ações, a Concessionária BRT providenciará o projeto executivo do empreendimento.
“Enquanto a GCM fez um estudo prévio das especificações quanto à construção do Canil, a Associação de Moradores do Bairro Wanel Ville contribuiu, por meio da entrega de um projeto arquitetônico da nova base, o qual está sendo readequado para atender especificamente às necessidades de operação da Corporação nesse imóvel. Essa participação ativa da comunidade é algo inédito”, apontou o secretário da Sesu.
O prédio terá baias para cães, campo de treinamento, auditório, refeitório, academia, recepção, almoxarifado, vestiários, banheiros, copa, cozinha, estacionamentos (público, de viaturas e de funcionários), além de salas administrativas, de inspetoria, chefia, veterinária, rádio, repouso e espera.
Quando começar a operar a unidade da GCM no Wanel Ville, a estimativa é que carca de 60 guardas atuem no local. “Além de melhorar a logística de acionamento de equipes para atender a chamadas, essa descentralização do serviço da Corporação nos bairros permitirá maior proximidade entre a GCM e as comunidades”, enalteceu o Comandante da Guarda.
IOPE
A IOPE é um setor especializado, que dá apoio operacional às atividades de patrulhamento da GCM, intervindo em situações excepcionais e emergenciais. Os integrantes da IOPE recebem treinamento diferenciado e, quando solicitado, prestarão apoio às outras forças de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil.
Uma equipe da Sesu e o Comando da GCM de Sorocaba, inclusive, estiveram em São Paulo, em março, para conhecer mais detalhes de como essa iniciativa já opera na capital paulista, desde 2009. Em São Paulo, a IOPE está vinculada à Guarda Civil Metropolitana e engloba também as equipes do Canil dessa Corporação.
Inicialmente, Sorocaba terá duas unidades da IOPE. Ou seja, além daquela no bairro Wanel Ville, uma segunda no Parque dos Espanhóis, a qual foi anunciada também nesta sexta-feira (28). A base funciona no antigo galpão do Parque, na Zona Leste, cujo local passou por reforma e está praticamente pronto.
“Agora, há GCMs operando 24 horas no Parque dos Espanhóis, além das equipes que atendem à região toda, mobilizando cerca de 30 guardas. A meta é ter sedes da IOPE em diferentes partes da cidade e continuar essa descentralização do atendimento, otimizando o raio de cobertura e agilizando ações estratégicas”, complementa o secretário da Sesu.
Canil
O Canil da GCM foi fundado em 15 de março de 2018 e sua sede atual está localizada no bairro Vila Rica. A equipe conta com cinco cães e 14 guardas. Quatro cães são utilizados no patrulhamento preventivo, com treinamento em guarda e proteção, assim como no farejo de drogas. Também há o cão terapeuta Buddy, um golden retriever que realiza serviço integrativo com a sociedade, voltado à socialização.
Em 2021, a sede do Canil da GCM recebeu obras de revitalização, com o apoio da iniciativa privada, também sem custos ao Município. Elas incluíram a concretagem de toda a área destinada ao treinamento dos cães, com o nivelamento do pátio, instalação de sistema de drenagem e urbanização, além da pintura das instalações externas.
“O Canil da GCM realiza um trabalho exemplar, seja social ou no apoio às equipes de patrulhamento, assim como oferecendo suporte em operações integradas com outras forças policiais. A futura sede terá um local adequado para treinamento e suporte, tanto para os cães, quanto para os guardas. Garantirá condições ideais para atuarem no dia a dia, o que resulta na melhoria do serviço prestado ao sorocabano”, finalizou o prefeito Rodrigo Manga.
Urbes – Agência de Notícias