Prefeitura de Sorocaba abre inscrições para oficinas gratuitas no MHS no mês de dezembro

No mês de dezembro, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), vai oferecer uma programação gratuita no Museu Histórico Sorocabano (MHS). No dia 5, das 17h às 18h30, o artista visual Paulo Kurazumi ministrará a oficina “Imagens. Um encontro entre a arte ocidental e oriental”. Já no dia 6, das 15h às 17h, o artista visual Rubião Cozer realizará a oficina “Fundamentos do Figura de Retrato”.

A programação cultural é uma contrapartida dos artistas pelo Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais 2023. As vagas são limitadas e, por isso, os interessados já podem se inscrever pelo e-mail: mhsorocabano@gmail.com.

Na oficina “Imagens. Um encontro entre a arte ocidental e oriental”, o artista Paulo Kurazumi, por meio do interceptação de relações entre imagens do poente e oriente, compartilhará sua pesquisa em imagens que exercem influência em seu pensamento enquanto prática de pintura e que movem sua produção. A programação é voltada a pessoas a partir de 14 anos.

Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais e Pós-graduado em História da Arte pela FAAP (Instalação Armando Alvares Penteado), Paulo Kurazumi vem se dedicando à pintura porquê uma forma de sentença, que contempla suas experiências com yoga e a reflexão dos estados físicos dos objetos. Ele foi um dos vencedores do Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais, com a obra “Flor”.

Já na oficina “Fundamentos do Figura de Retrato”, a teoria do artista Rubião Cozer é despertar o talento dos participantes para riscar rostos, conquistar expressões e dar vida a traços únicos. A oficina é ensejo a todos, independente do nível de experiência. Desde iniciantes até artistas que queiram aprimorar técnicas e renovar o olhar sobre o estampa de retrato.

Rubião Cozer, vencedor do Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais, com a obra “Oxum”, cresceu no interno do estado de São Paulo e, desde cedo, esteve imerso em diferentes manifestações artísticas. Aos 14 anos, participou de sua primeira exposição coletiva junto ao lançamento de um fanzine, o que anos depois o inspirou a fundar seu próprio estúdio de ilustração ao lado de outros artistas locais, desenvolvendo projetos editoriais e publicitários.

Formou-se em Publicidade e, logo depois a graduação, foi convidado a penetrar sua própria escritório, onde atuou porquê diretor de geração por dez anos, focando em design gráfico, ilustração, produção de vídeo e jingles. Paralelamente, dedicou-se à performance artística em bandas e realizou exposições de obras que homenageiam figuras icônicas do rock.

Desde o final de 2019, Rubião dedica-se inteiramente às artes visuais em seu estúdio, participando de exposições coletivas em São Paulo e explorando uma produção que se volta à dificuldade da figura humana. A maioria dos seus retratos é baseada em imagens de pessoas desconhecidas – referências de redes sociais ou de livros fotográficos – que acentuam uma certa impessoalidade e provocam o testemunha a refletir sobre as contradições da vida moderna. Ele procura captar a núcleo humana por meio de um retrato que é, ao mesmo tempo, íntimo e distante, refletindo as relações contraditórias do mundo atual.

O Museu Histórico Sorocabano está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, incorporado ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 99112-8671.