Fotos: Michelle Alves/Secom

A Prefeitura de Sorocaba deu posse, na tarde desta segunda-feira (20), no Salão de Vidro do Paço Municipal, às integrantes do Juízo Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) para o biênio 2025/2026. Na ocasião, também foi realizada a eleição da novidade diretoria do órgão municipal, que ficou com a seguinte elaboração: Vânia Aparecida Roble (presidência), Maricéia dos Santos Couto Souza (vice-presidência) e Daniela Maria da Silva (secretária).

Com a participação de representantes do Poder Público Municipal e da Sociedade Social, o CMDM é ligado à Secretaria da Cidadania (Secid) e tem por finalidade prometer à mulher o pleno manobra de sua cidadania, por meio de propostas, séquito, fiscalização, promoção, aprovação e avaliação de políticas para as mulheres, em todas as esferas da Gestão Municipal, destinadas à paridade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, promovendo a integração e a participação da mulher no processo social, econômico e cultural.

O ato contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato, e dos secretários municipais Ana Cláudia Fauaz (Cidadania), Maurício Campanatti (Planejamento e Desenvolvimento Urbano) e Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitana). Também participaram o presidente da Câmara Municipal, pastor Luís Santos, e os vereadores Jussara Fernandes, Iara Bernardi, Izídio de Brito, Henri Arida, Alexandre da Horto e Rodolfo Ganem, além da delegada Renata Zanin, titular da Delegacia de Resguardo da Mulher (DDM) de Sorocaba.

A presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato, destacou os avanços em políticas públicas na cidade, entre elas a geração da Secretaria da Mulher, pela atual Gestão Municipal. “Temos que trabalhar não somente a questão da segurança, mas também a questão mental, a saúde, a instrução e dar a oportunidade do protagonismo da mulher. Que o biênio de 2025/2026 seja ditoso, com pedestal da atual Gestão Municipal e da Câmara Municipal”, afirmou.

“É com muito prazer que recebemos vocês, titulares e suplentes, para nascente dia tão importante. Nascente recomendação é ligado à Secretaria da Cidadania e quero que saibam que vocês tem todo o pedestal desta secretaria para edificar as políticas pertinentes a nascente segmento. Estamos de portas abertas para todas vocês. Parabéns a todas e que seja um procuração muito profícuo”, enfatizou a secretária Ana Claudia Fauaz.

No término do evento, também foi feita homenagem às integrantes do CMDM do biênio 2023/2024, que receberam um certificado de gratulação.

As novas titulares do Juízo Municipal dos Direitos da Mulher, representantes da sociedade social, são: Vânia Aparecida Roble, Mariana Filosi César Morais de Castro, Maricéia dos Santos Couto Souza, Daniela Maria da Silva, Josiane Aparecida Gonçalves de O. Miranda, Gabriela Catarina de Oliveira Ribeiro, Reni Marinete Ferreira, Maria do Carmo Alves Chaves Torres e Tânia Regina Chiavegatto. Já as suplentes são: Bruna da Silva Coelho Arruda, Thalita Cristina Monteiro Santos, Patrícia Silveira Alves, Sandra Correia Ometto, Virgínia Fernandes Santos e Rosana Batista Rosa.

Já as titulares do CMDM, representantes do Poder Público Municipal são: Daniela Schimidt Antunes Alves, Gabriela Moraes Miranda de Oliveira, Natália Vila Marin Farias, Janaína Oliveira Santos, Fernanda Marcondes, Maria Lúcia Carpinete, Simoni Cristine Saraiva Santos, Liani de Sousa Sai Granado Moreira Cunha, Sandra Evelise do Patrocínio e Nathalia Cristina de Oliveira Sousa Rodrigues. As suplentes são: Bianca Nassif Valezin, Wênia Verônica Boa Ventura Silvestre, Cláudia Tavares Mariotti, Jackeline Igne de Melo Pilão, Lenita Nunes Albiero Moreira, Lígia Regina da Costa, Leila Cristina Cardoso, Miltes Maria de Salles, Ingrid Rossow Vidal e Lucia Helena de Lima.