A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Controladoria Geral do Município, vem acompanhando atentamente, desde 2021, a situação de um conjunto particular de prédios, localizado na Zona Norte da cidade, que se encontra abandonado há anos.
Com vistas a garantir a segurança da população, são realizados pelo Poder Público patrulhamentos preventivos constantes, além de vistorias no entorno e ações de fiscalização, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Constatou-se que o imóvel, por encontrar-se em situação de abandono, devido a pendências jurídicas, vem servindo de abrigo para algumas pessoas, em sua maioria em situação de rua, sendo que várias apresentam também a problemática da dependência química.
Dando continuidade às providências para alcançar uma solução definitiva para essa situação, que chega a incomodar e causar transtornos aos moradores da vizinhança, a Controladoria Geral e vários agentes públicos, além de todas as medidas já tomadas, realizaram uma reunião, na tarde desta quinta-feira (17), com representante da associação que, hoje, é a responsável pelo imóvel. A reunião foi conduzida pelo controlador-geral do Município, João Alberto Corrêa Maia; contando também com a participação do secretário da Cidadania (Secid), Clayton Lustosa; da diretora de Área da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (Seurb), Fernanda Marcondes; do gestor de Planejamento e Execução da Controladoria Geral, Marcos Mariano; da chefe de Divisão da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Cibele Rodrigues da Costa Duarte; da chefe de Seção da Sehab, Bianca Nassif Valezin; do vereador Fausto Peres e do representante da associação dos responsáveis pelo imóvel Fábio Harder.
O objetivo foi cobrar dos responsáveis ações que coloquem fim aos problemas causados pela situação de abandono do imóvel e, ao mesmo tempo, oferecer apoio à associação, naquilo que estiver ao alcance e seja de competência do Poder Público. Todas as informações e desdobramentos desse encontro serão compartilhados com os outros integrantes da associação, que deverão dar uma devolutiva à Prefeitura, o mais brevemente possível, sobre os próximos passos a serem dados pelo grupo de gestores.
“Nosso intuito é proporcionar conforto à população, encontrando uma solução que atenda todos, tanto os moradores próximos ao local, quanto as pessoas que fazem uso irregular desses imóveis, prestando todo amparo do Poder Público, por meio de ações sociais”, afirma o controlador-geral do Município.
“Ficamos felizes em poder contar com a Prefeitura, que se mostra preocupada com situações, como essa. Da nossa parte, também estamos empenhados em resolver”, completa o representante da associação.
Cidadania – Agência de Notícias