Prefeitura capacita profissionais que atuam na área de Fiscalização Ambiental em Sorocaba

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), finalizou, nesta segunda-feira (13), uma capacitação com cerca de 20 profissionais, entre técnicos ambientais e estagiários da Sema, além de integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) que atuam na Patrulha Ambiental e na Patrulha Animal. As palestras foram realizadas no auditório do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

“O nosso objetivo foi treinar os profissionais que atuam na área de Fiscalização Ambiental em nossa cidade, nos diferentes temas pertinentes, para aperfeiçoar, ainda mais, o trabalho que eles já realizam”, explica o secretário da Sema, Antonio Prieto.

Um dos temas abordados foi a questão dos maus-tratos e abandono de animais, com a chefe da Divisão de Zoológico e Bem-Estar Animal da Sema, Josiane Ilse. Ela exemplificou sobre as diversas situações de maus-tratos a animais domésticos e a legislação vigente.

Já, o chefe de Seção de Biologia e Veterinária da Sema, Fábio R. Alonso de Oliveira, que atua no Zoológico Municipal, falou sobre a identificação de serpentes peçonhentas e mostrou como é feita a contenção e o manejo desses animais. Além da aula teórica, o servidor também conduziu uma atividade prática com os participantes, que tiveram a oportunidade de realizar o manejo de um lagarto e de uma serpente.

A Sema também promoveu, no dia 28 de outubro, a capacitação com esses mesmos profissionais, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Na ocasião, a chefe de Seção de Controle e Fiscalização Ambiental da Sema, Rafaela Nazário, tratou das principais legislações empregadas, como a Lei Municipal nº 10.060/2012, que trata da Política Municipal de Meio Ambiente, bem como dos procedimentos e relatórios feitos.

 


Meio Ambiente – Agência de Notícias