A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), realizou, na tarde desta terça-feira (20), no gabinete da Secretaria, a assinatura de um Termo de Cooperação com a instituição filantrópica Lar Casa Bela (OSC – Organização da Sociedade Civil). Com isso, a instituição passa a atuar também na modalidade do serviço de Família Acolhedora, que o município de Sorocaba passou a oferecer recentemente.
O Lar Casa Bela já atua no acolhimento institucional temporário de bebês, crianças e adolescentes afastados de suas famílias por medida judicial. Agora, a partir da parceria firmada com a Prefeitura, disponibilizará também esse novo serviço de acolhimento na cidade.
O termo de Cooperação foi assinado pelo secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, e também pela representante e fundadora do Lar Casa Bela, Isabel Galvão Simon. Trata-se de o instrumento necessário para a formalização do convênio firmado entre a Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secid, com entidades privadas sem fins lucrativos, caracterizadas como OSCs, para a prestação de serviços no campo da assistência social, cujo objetivo seja contribuir, auxiliar e ampliar a atenção ao munícipe e às famílias em situação de vulnerabilidade ou de risco social no município.
“É uma parceria muito importante, que veio para somar ao potencial de acolhimento que já temos na Prefeitura, por meio do serviço iniciado pela Secid. A assinatura desse termo resulta de um alinhamento entre a Secid, o Ministério Público e a Organização Social. Com certeza, quem tem a ganhar com isso tudo são as crianças. E esse trabalho conjunto vai servir como modelo desse importante serviço”, destaca o secretário da Secid, Clayton Lustosa.
“Hoje é um dia muito especial. Estamos praticamente há 10 anos, que é o tempo de existência da nossa instituição, para poder atuar da forma como estamos oficializando, neste momento, nesta parceria com a Prefeitura de Sorocaba neste atual Governo”, afirma a fundadora do Lar Casa Bela.
“Sabemos do empenho dessa equipe, quem vem tentando construir isso há muito tempo. Bem como a Prefeitura, que já está com a equipe pronta. Então, Sorocaba está recebendo dois novos serviços independentes. São dois novos serviços que estão disponíveis para atender a população de Sorocaba, que passa a ter uma nova realidade de atendimento, ampliando a capacidade de acolhimento de crianças no município”, conclui a coordenadora do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora da Secid, Virgínia Theotonio.
Fotos: Rose Campos/Secom
Cidadania – Agência de Notícias