Prefeitura assina projeto de lei para isenção da taxa de coleta de lixo em condomínios verticais de interesse social

Com a presença de moradores do Residencial Altos do Ipanema, a Prefeitura de Sorocaba assinou, na noite desta sexta-feira (14), o projeto de lei para a isenção da taxa de coleta de lixo para os condomínios verticais de interesse social. A ação aconteceu na Rua Comendador Genésio Rodrigues, nº 100, no condomínio.

O evento de assinatura do projeto de lei, que agora será enviado para votação na Câmara Municipal, foi organizado pela Ouvidoria Geral do Município e contou com a presença de representantes de secretarias municipais, reunindo moradores do local. “Essa proximidade e esse diálogo com a população são fundamentais para definir ações públicas que possam atender àqueles que mais precisam. Vamos atuar em cada caso, ouvir cada um, assim como naqueles casos coletivos, que são comuns e afetam muitas pessoas”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, que também esteve na ação.

A cobrança da taxa de remoção de lixo é aplicada a todos os contribuintes proprietários de imóveis em Sorocaba. Porém, no Carandá e Altos do Ipanema, por haver isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), conforme previsto em legislação municipal, o pagamento da taxa do lixo é apresentada de forma separada aos moradores.

Moradora do residencial Altos do Ipanema há 11 anos, Wendi Martins fala sobre a importância da isenção da taxa do lixo. “Essa é uma grande conquista para todos os moradores de conjuntos habitacionais de interesse social de Sorocaba. Parabéns ao prefeito Rodrigo Manga e a todos os envolvidos nessa grande causa”, ressalta.

A ação contou, ainda, com a participação dos secretários municipais Thiago Santoro (Meio Ambiente, Proteção e Bem-estar Animal – Sema), Marcelo Regalado (Fazenda -Sefaz), Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e do líder comunitário Toninho Corredor.

Fotos: Michelle Alves/Secom.


Meio Ambiente – Agência de Notícias