Prédio da UBS Nova Esperança recebe melhorias na próxima semana

Medida faz parte de um projeto amplo de manutenção para as 32 UBSs.

Em uma visita à Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Esperança, na tarde desta sexta-feira (15), o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, anunciou que o prédio desta unidade começará a receber manutenção para melhorias à população, a partir da próxima semana. A iniciativa faz parte de um projeto amplo de manutenção de todas as 32 UBSs que terá como pontapé inicial esta primeira unidade.

Acompanhado dos secretários municipais Dr. Vinicius Rodrigues (Saúde), Darwin José de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras) e Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas), além dos vereadores Cláudio Sorocaba (presidente da Câmara Municipal) e Vitão do Cachorrão (presidente da Comissão de Saúde), o prefeito Rodrigo Manga aproveitou para escutar os pacientes e servidores sobre as melhorias que podem ser realizadas na UBS Nova Esperança.

A Prefeitura de Sorocaba informa que a UBS Nova Esperança é 100% Estratégia Saúde da Família e atende 20 mil pessoas, por mês, em uma região de vulnerabilidade social. Já, na próxima semana, a unidade passará por manutenção para reparar a iluminação, pintura, muro e telhado. A UBS também terá seu estacionamento ampliado e o alambrado será trocado por muro, com o objetivo de melhorar a segurança do prédio.

Novo carro para duas UBSs

Durante a visita, o prefeito Rodrigo Manga anunciou um novo carro compartilhado para as UBSs Nova Esperança e Vila Barão. Anteriormente, essas duas unidades estavam sem carro e, agora, será possível locomover equipes de saúde com mais facilidade para atender os pacientes da região. “Esse novo carro vem para fortalecer a nossa assistência e foi possível após todas as secretarias da Prefeitura cederem 20 carros à Saúde”, destaca o prefeito.

Projeto para acabar com falta de médicos

O médico e secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, explicou aos presentes na visita que está concluindo um projeto para acabar com a falta de médicos nas unidades. Segundo o titular da pasta, a ideia é unificar os núcleos da Atenção Básica (responsável pelas UBSs) e de Urgência e Emergência (responsável pelos PAs, UPHs e UPA).

“Com essa unificação, poderemos monitorar de uma melhor forma as unidades que mais precisam de médicos em determinada situação. Com essa estratégia, conseguiremos combater a falta de profissionais e otimizar os atendimentos à população”, explica o secretário da Saúde.

Saúde – Agência de Notícias