Um leitão com uma rara anomalia chamou atenção ao nascer com características que lembravam um “rosto humano” em uma propriedade rústico na província de Negros Oriental, nas Filipinas, no termo de janeiro. O caso surpreendeu o instituidor Alfredo Cardinas Jr., que descreveu sua reação ao ver o bicho. “Fiquei assustado quando o vi pela primeira vez. Fiquei ainda mais chocado quando o ouvi chorar. Parecia que vinha de uma menino”, contou ele ao Daily Mirror.

 

O leitão sobreviveu por somente quatro horas depois o promanação, enquanto os outros filhotes da mesma ninhada nasceram saudáveis. A veterinária Christine Hope Dejadena explicou que o caso pode ser resultado de um defeito de nascença vasqueiro chamado holoprosencefalia, uma exigência que impede o desenvolvimento completo do cérebro em dois hemisférios. Ela descartou a possibilidade de a mãe ter sido fecundada por outra espécie.

Outro profissional, o veterinário Aris Miclat, sugeriu que a anomalia pode ter sido causada por exposição a produtos químicos ou pesticidas durante a gravidez. “Esta é uma malformação congênita, um defeito de nascença. É um distúrbio cefálico no qual o prosencéfalo não se desenvolve em dois hemisférios”, explicou.

Casos uma vez que esse são raros, mas servem uma vez que alerta para possíveis fatores ambientais que podem impactar a saúde dos animais durante a gravidez. Apesar do impacto visual e emocional, os especialistas enfatizam que essas condições têm explicações biológicas claras, sem envolvimento de intercepção entre espécies.

Leia Também: PM, sogra e criança de 3 anos são mortos a tiros no Rio de Janeiro