Placas de identificação de plantas de espécies comestíveis são instaladas no Jardim Botânico de Sorocaba

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), deu início, nesta semana, à instalação de 23 placas de identificação de plantas comestíveis da flora nativa existentes no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, localizado no Jardim Dois Corações.

O material educativo faz parte do projeto “Flora comestível do Brasil – receitas vegetarianas”, da artista plástica, educadora, pesquisadora, escritora e culinarista Rita Taraborelli, que foi contemplado no edital do ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) nº 19/2021 – Literatura, Ficção, Não-Ficção, Poesia e Teatro, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e conta com o apoio da Sema.

As plantas comestíveis identificadas nas placas também fazem parte das receitas do livro de mesmo nome “Flora Comestível do Brasil – receitas vegetarianas”, de autoria da artista. Entre as espécies da flora nativa existentes no Jardim Botânico, estão: bertalha-coração, buriti, caju, pequi, pinhão, ora-pro-nóbis, pupunha e urucum.

A iniciativa da artista também contou com o minicurso “Flora Comestível – educação e cultivo nas escolas”, voltado a professores, nutricionistas e funcionários da rede municipal de ensino de Sorocaba, além de uma palestra sobre as PANCs (plantas alimentícias não convencionais), ambos ocorridos em dezembro de 2022, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.

Administrado pela Sema, o Jardim Botânico foi inaugurado em 15 de março de 2014, em uma área de proteção permanente de, aproximadamente, 70 mil m², com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica, sendo um importante centro de conservação da biodiversidade. Seu principal objetivo é proteger e preservar as espécies locais e regionais da flora, além de servir ao lazer, cultura, pesquisas acadêmicas e educação ambiental.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone: (15) 3235-1130.


Meio Ambiente – Agência de Notícias