Petro rebate Milei e diz que quem o ataca não tem ideia do que é comunismo

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, rebateu as críticas do chefe de Estado da Argentina, Javier Milei. Em declarações a uma jornalista colombiana-americana, Milei se referiu a Petro como “comunista assassino”.

Petro disse que os ataques partem de que não sabe o que é comunismo e socialismo. “O que nos atacam não têm ideia do que é comunismo e o que é socialismo”, disse o presidente da Colômbia.

Ele disse ainda que não está buscando o socialismo para o país. “Socialismo é o modo de produzir por meio do qual o Estado é dono dos meios de produção. Não é o que buscamos para nós.”

O QUE DISSERAM AS AUTORIDADES

Além de se referir a Petro como “comunista assassino”, Milei disse que, por causa dele, a “Colômbia estava destruída”. Petro convocou na sexta-feira (26) o embaixador colombiano na Argentina, Camilo Romero, para consultas. As declarações de Milei ocorreram durante entrevista à jornalista a Patricia Janiot, que divulgou o vídeo em seu canal.

Afirmação “ataca a honra do presidente”, disse o Ministério de Relações Exteriores da Colômbia. Por meio de nota, o órgão disse que o governo rejeita veementemente a afirmação e que as palavras de Milei ignoram e violam a relação de amizade entre os dois países.

O ministro Álvaro Durán disse que as falas de Milei foram “desrespeitosas e irresponsáveis”. “Apresento meu mais enérgico protesto pelas declarações desrespeitosas e irresponsáveis do presidente da República da Argentina contra o presidente da Colômbia”, disse ele pelo X, antigo Twitter.

O embaixador Camilo Romero, na Argentina, afirmou chamou Milei de “hipócrita”. Ele lembrou que o presidente argentino “atacou Lula e o Papa Francisco”. “Podemos pensar diferente, mas a região e a irmandade histórica de nossos povos devem estar acima das diferenças”, disse tambem pelo X.

Leia Também: Milei demite ministro e elimina pasta sob sua chefia em menos de 2 meses de governo