Durante o trabalho diário de abordagens sociais realizado pelo programa “HumanizAção”, uma pessoa em situação de rua pediu auxílio às equipes, buscando espontaneamente tratamento de alcoolismo. O fato, que tem sido cada vez mais frequente desde o início dessa iniciativa municipal, aconteceu no Centro da cidade, nesta quarta-feira (16). Ele foi acolhido no SOS (Serviço de Obras Sociais) e será encaminhado ao Grupo de Apoio e Combate à Droga e Álcool Santo Antônio (Grasa), parceiro da Prefeitura de Sorocaba nesse programa.
Segundo informações, o acolhido já é conhecido das equipes do “HumanizAção” e costuma receber auxílio no SOS. Dessa vez, porém, ele voluntariamente pediu ajuda para receber o tratamento necessário no combate ao alcoolismo.
Os trabalhos do programa municipal são feitos de forma integrada, reunindo profissionais da Controladoria Geral do Município, da Secretaria da Cidadania (Secid) e do Serviço de Obras Sociais (SOS), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transporte.
Ao longo desta quarta-feira, as equipes percorreram 12 pontos diferentes da cidade. Foram abordadas 77 pessoas em situação de rua, no total, sendo que 40 aceitaram receber acolhimento no SOS. As ações seguiram intensificadas na região central, ocorrendo durante todo o dia e retornando no período noturno.
Na Praça Cel. Fernando Prestes e na Rodoviária, as atividades foram realizadas das 8h às 18h, voltando a ocorrer à noite. Nesses locais, foram abordadas 48 pessoas em situação de rua e 20 aceitaram receber acolhimento no SOS, onde são oferecidos vários serviços essenciais, como: refeições completas, cuidados com a higiene e a saúde, roupas limpas e pernoite.
No período noturno, as ações abrangeram também os seguintes endereços: Praça Dom Tadeu Strunck, Rua Leopoldo Machado, Praça Frei Baraúna Avenida São Paulo, Centro de Triagem, Avenida Itavuvu, proximidades do Cemitério da Saudade e Avenida Afonso Vergueiro. Além disso, com o auxílio de informações transmitidas por munícipes, o programa tem percorrido ainda mais locais da cidade. Ainda nesta quarta-feira, as equipes foram comunicadas sobre a presença de pessoas em situação de rua em dois pontos da Avenida Dom Aguirre. Lá, 29 pessoas receberam a abordagem especializada, sendo que 20 aceitaram o atendimento social.
Como ajudar
Os munícipes podem colaborar com o programa municipal, informando os locais onde haja pessoas em situação de rua necessitando de auxílio, pelos telefones: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) ou, também, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285. Também é possível doar alimentos não perecíveis. Basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503.
Cidadania – Agência de Notícias