Pesquisadores criam adesivos naturais a partir de taninos extraídos de cascas de árvore

A produção de adesivos naturais feitos a partir de taninos extraídos das cascas de árvore da Amazônia foi iniciada graças a união de duas universidades: a Federal de Lavras (UFLA), e a Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Os adesivos são usados na fabricação de produtos à base de madeira reconstituída, porém, no âmbito comercial, apresentam certas desvantagens em relação ao custo e à saúde, pois é feito com materiais sintéticos de origem petroquímica considerados cancerígenos.

Os taninos são compostos naturais produzidos por diversas plantas para impedir que predadores comam suas frutas, folhas e sementes antes do amadurecimento. Dessa forma, a planta libera os taninos, que provocam sensação de ressecamento na boca.

Foto: UFLA

“Apesar de serem encontrados em diferentes vegetais e serem vantajosos economicamente, enfrentamos um problema em relação ao uso dos taninos, pois sua oferta é limitada”, afirma Elesandra da Silva Araujo, doutoranda PPGCTM da UFLA.

Na produção de adesivos, os taninos são uma excelente escolha pois reduzem a emissão de formol. Segundo Elesandra, a única espécie utilizada comercialmente no Brasil para extração de taninos atualmente é a “Acácia Negra”.

Ainda segundo a pesquisadora, “além de contribuir para a produção mais limpa do setor de painéis de madeiras, nosso estudo evidencia a importância de conhecer a rica composição das espécies florestais da Amazônia.”

Foto: Ufla

“Descobrir novos compostos que poderiam ser extraídos das florestas contribuiria enormemente para a utilização racional das nossas florestas e para a sua conservação”,  afirma o orientador da pesquisa, professor Fábio Akira.

O financiamento foi realizado pela Capes e Fábio contou com a orientação das pesquisadoras Graciene da Silva Mota da Faculdade de Ciência Naturais (FCN/UFLA) e Marcela Gomes da Silva (ICA/UFRA).

Fonte: Ciclo Vivo


Quer ver um vídeo emocionante? Dá um play!

EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar