“Patrulha Legal” da Prefeitura de Sorocaba e Guarda Civil Municipal orienta jovens sobre como ficar longe das drogas

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba colocam em prática o programa “Patrulha Legal GCM Sorocaba”.

Trata-se de uma iniciativa de cunho educativo, voltada à prevenção e ao combate ao uso de drogas e à dependência química, cujo objetivo é orientar os jovens sobre como ficar longe dessas substâncias tóxicas ilícitas.

A ação ocorre nas escolas e demais instituições que atendem a esse público na cidade, alertando quanto aos inúmeros riscos de entrar para o submundo das drogas. A equipe do programa utiliza, inclusive, uma viatura caracterizada para ir até esses locais e realizar o trabalho educativo.

“Drogas e juventude são assuntos discutidos por pais, responsáveis, educadores e muito importante também, pelo Poder Público. As ações sociais e educativas fazem parte da proposta de trabalho da Prefeitura, por meio da Sesu e da GCM, sendo que é uma ocasião perfeita para explicar os malefícios advindos do uso das drogas e tirar todas as dúvidas dos jovens. Falamos, ainda, sobre bullying e outros tipos de violência, de forma simples e didática”, aponta o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro, que integra a equipe da “Patrulha Legal”.

Também atuam na ação, iniciada em março deste ano, agentes multiplicadores da GCM, além de professores e especialistas convidados, pais, responsáveis e outros representantes da comunidade. A iniciativa tem como inspiração o Projeto Educacional de Resistência contra as Drogas e à Violência, criado pelo Departamento de Polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, em função dos casos de uso e tráfico de drogas naquela cidade, que é uma das maiores norte-americanas.

Modelo similar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), funciona desde 1993 no Estado de São Paulo, gerido pela Polícia Militar (PM). “O Proerd é uma iniciativa de sucesso, já consolidada, e a ‘Patrulha Legal’ veio para somar. Quanto mais iniciativas e ações voltadas para estreitar os laços entre família, escola e sociedade nessa luta, melhor, sempre enaltecendo e reforçando as posturas adequadas”, complementa o secretário da Sesu.

O Canil da GCM também tem marcado presença nas ações da “Patrulha Legal”, sobretudo com a participação do cão terapeuta Buddy, em momentos de interação com os jovens. “Outro objetivo é aproximar a população da GCM, estreitando a relação de confiança entre as partes e mostrando que a Corporação sempre está a serviço da população”, explica o secretário.

Entre os locais já visitados pela “Patrulha Legal”, está a Escola Estadual Geraldo do Espirito Santo Fogaça, no Jardim Santa Bárbara, Zona Norte de Sorocaba, em que cerca de 60 alunos participaram da iniciativa. No último mês de maio, por exemplo, houve palestra para turmas da Guarda Mirim de Sorocaba. No espaço, foram atendidos mais de 80 jovens, entre 16 e 24 anos.

O contato com a Sesu, para solicitações de agendamento de ações da “Patrulha Legal”, pode ser feito diretamente na sede da Secretaria, que fica na Rua Castanho Taques, 100, no Jardim Ana Maria, ou pelo telefone: (15) 3212-9400. Outra forma de entrar em contato é pelo e-mail: sesu@sorocaba.sp.gov.br .

 


Segurança – Agência de Notícias