Parque Tecnológico sedia 1º Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Sorocaba

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) sediou, nesta terça-feira (18), o 1º Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O objetivo foi tratar de aspectos relacionados ao uso da tecnologia voltada à inovação e ao desenvolvimento dos municípios da região, inclusive com a apresentação de novas soluções nessas áreas e, principalmente, promovendo a troca de experiências e de informações entre as mais de 30 cidades participantes.

Formaram a frente de honra do evento o presidente do PTS, Nelson Cancellara, representando o prefeito Rodrigo Manga na ocasião, a coordenadora do CADI (Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação), Jessica Pedrosa, e a gerente comercial da Rede Cidade Digital, Sharlene Sarti.

O encontro é uma realização em parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio do CADI, ligado à Secretaria de Administração (Sead), com a Rede Cidade Digital (RCD) e o apoio do Parque Tecnológico.

Sorocaba foi o foco da primeira apresentação, conduzida pela coordenadora do CADI. Ela destacou cases de sucesso na cidade, como a implantação do Aprova Digital, da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (Seurb), ferramenta que permite digitalizar, modernizar e agilizar a aprovação de projetos na área da construção civil e em outros setores, proporcionando, além de celeridade, praticidade e transparência, economia de recursos ao Município. Em menos de um mês após sua implantação, houve mais de 250 solicitações de aprovação de projetos por esse novo sistema. Outras áreas em destaque foram a Saúde e a Educação. Nesta última, foram instaladas cerca de 1.000 novas lousas digitais nas escolas municipais, além da entrega de cerca de 4.500 tablets e de 3.000 Chromebooks para professores e alunos da rede pública e, ainda, a parceria com a Google for Education, expandindo as possibilidades de ensino, com a utilização desse recurso. Na Saúde, o portal Meu Remédio, acessível no site da Prefeitura de Sorocaba, também representa mais transparência, modernização e facilidade de acesso à população, para encontrar, com a rapidez necessária, os remédios disponíveis à população na rede municipal.

Estiveram presentes os prefeitos e outros representantes de dezenas de municípios, muitos deles da RMS, mas também de outras cidades paulistas, pertencentes a outros conglomerados urbanos. Vários dos líderes desses municípios, a exemplo do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, receberam o título de Prefeito Inovador 2022, em reconhecimento a vários fatores de destaque em sua gestão, sobretudo pela utilização da tecnologia de forma estratégica na administração pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida aos moradores.

É muito importante termos uma região conectada”, destacou o presidente do PTS, Nelson Cancellara. “Para isso, é necessário existirem, pelo menos, três pilares: é preciso que haja conectividade e, além disso, a coleta de informações e de dados, que sejam trabalhados e devolvidos ao cidadão, em forma de mais tecnologia e qualidade de vida”, ele comentou.

A gerente comercial da Rede Cidade Digital, por sua vez, lembrou da relevância do uso da tecnologia para as comunicações, durante a pandemia. “A pandemia nos despertou para a importância da tecnologia, que precisou ser bastante desenvolvida naquele momento. Agora, estamos em plena retomada dos eventos presenciais e há, hoje, muitas soluções disponíveis, que podem gerar muitas possibilidades de crescimento e desenvolvimento aos municípios, sempre buscando a melhoria da qualidade de vida da população”, ela concluiu.

O prefeito de Alambari, João Paulo Dantas Pinto, também participante do Fórum, falou sobre a necessidade de se aproveitar essas novas soluções criadas, no atual cenário de retomada do crescimento. “Estou gostando muito das palestras que estão sendo realizadas aqui. O nível é muito alto e percebemos que cidades, como Alambari, precisam avançar nesse tema. Apesar que já começamos a tomar providências e temos implantando ações importantes, como a instalação de internet gratuita em locais públicos do município, democratizando esse acesso. Mas eu percebo que ainda há muito mais por fazer e avançar na agilidade dos processos.”

A professora do Centro Universitário Facens, Regiane Relva, destacou, ainda, a pertinência do evento. “Gostaria de dar os parabéns ao prefeito Rodrigo Manga, pela iniciativa, bem como ao presidente do Parque Tecnológico, Nelson Cancellara, pela parceria. Para mim, ver esse encontro acontecendo é uma realização, pois venho batendo nessa tecla, sobre a necessidade de investirmos em cidades inteligentes, humanas e sustentáveis, o que passa pelo conceito de cidades digitais, desde 2014. O nível das palestras está superinteressante e todos estão excelentes. Também os expositores, que apresentam soluções que podem agregar muito aos municípios. E Sorocaba está se tornando um polo de referência igualmente na área de cidades inteligentes. É preciso, além de divulgar, aplicar esses conceitos, como forma de melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes”, opinou.

O representante da empresa OM30 Sistemas, Cesar Hebling, foi um dos palestrantes do dia. “Nós apresentamos os nossos sistemas de integração que buscam unir a gestão pública ao munícipe. Mostramos como aproximar essas duas pontas. Falamos bastantes de Saúde, pois nossas soluções nessa área são as que mais receberam investimentos nesse período de pandemia. São soluções que facilitam a vida do gestor e disponibilizam, com mais facilidade, por exemplo, documentos e dados para a população”.

O prefeito de Salto, Laerte Sonsin Jr., foi um dos vários prefeitos presentes no evento e também comentou sobre o tema. “É um desafio cada vez maior administrar uma cidade. As demandas são cada vez maiores e as responsabilidades também aumentam. E vemos que as cidades inteligentes conseguem facilitar a vida dos cidadãos. Por isso, os prefeitos precisam estar antenados e aptos a atender essa demanda crescente nos municípios”.

Fotos: Michelle Alves/Secom e Gabriela Brandão/PTS


Parque Tecnológico – Agência de Notícias