Parque Tecnológico de Sorocaba participa de evento de fomento ao setor do Agronegócio
O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), por meio do programa de apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APL), participou, no último fim de semana, do AgriFutura, evento organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, cujo objetivo é estimular e inspirar a criação de produtos e empresas de tecnologia para o setor do Agronegócio, além de incentivar a atividade de startups do segmento.
Na feira, realizada nos dias 12 e 13 de março, no Instituto Biológico de São Paulo, o APL AgroTech, do Parque Tecnológico, que engloba também os municípios de Araçoiaba da Serra, Itapetininga, Ibiúna, Piedade, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo e São Roque, pôde expor no espaço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.
A consultora de projetos do PTS e do Centro de Excelência em Tecnologia (CET) 4.0, Marimar Guidorzi, explica que o APL AgroTech teve a oportunidade de apresentar as ações que desenvolve, bem como buscar parcerias e novas tecnologias que possibilitem o desenvolvimento de projetos para o setor.
Durante os dois dias de evento, a SensaIoTech, startup do segmento, residente no PTS há dois anos e que produz soluções e ferramentas para o produtor rural, também apresentou seus produtos para uma banca avaliadora. “A participação nessa feira, certamente, vai nos trazer bons resultados”, afirma o CEO da SensaIoTech, João Henrique Lopes. “Fizemos contatos com muitos parceiros que demonstraram interesse em adotar as tecnologias que desenvolvemos em parceria com o PTS”.
Além da startup, o Parque Tecnológico de Sorocaba levou à AgriFutura a equipe do Centro de Desenvolvimento de Aplicativos, responsável pela criação de uma plataforma web, que servirá como vitrine para os produtos e programas implementados pelo APL AgroTech. Também participou da feira o CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), parceiro do Centro de Excelência em Tecnologia (CET) 4.0 do PTS no projeto dos Arranjos Produtivos Locais, que oferece ações de conectividade e melhoria às propriedades rurais.
Na opinião do presidente do PTS, Nelson Tadeu Cancellara, a participação em eventos como o AgriFutura possibilita o desenvolvimento do ecossistema pertinente aos setores de agronegócios e tecnologia, beneficiando a geração de emprego e renda na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). “Foi uma experiência muito válida e enriquecedora para todos os participantes”, conclui o presidente do PTS, Nelson Tadeu Cancellara.
Fotos: Divulgação
Parque Tecnológico – Agência de Notícias