Termo de Cooperação Técnica foi assinado entre o PTS e a empresa Hong Kong Aerospace Technology Group Limited, para a realização do projeto.

 

A Prefeitura de Sorocaba e o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) preveem a construção, nas instalações do PTS, de uma Estação de Monitoramento de Satélites e de um Centro Técnico, com a finalidade de monitorar, trabalhar dados coletados e também promover a capacitação de profissionais da área, até o fim de 2024.

Para viabilizar tudo isso, um Termo de Cooperação técnica foi assinado entre o PTS e a empresa Hong Kong Aerospace Technology Group Limited, visando à implementação dessa Estação, o que deverá colocar a cidade de Sorocaba em destaque no mercado aeroespacial.

O documento foi assinado, firmando esse compromisso, entre o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, e o vice-presidente da empresa Hong Kong Aerospace Technology Group Limited, o engenheiro Chai Jianguo. Também participaram do ato de assinatura do Termo a CEO da empresa Alya Space, que tem sede na França, Aila Raquel, além do diretor executivo da Agência Inova Sorocaba, André Santos. Na ocasião, além de conhecer todo o ecossistema que compõe o PTS, os empresários também tiveram acesso à área que será destinada ao novo empreendimento.

Visando à execução do projeto, além disso, no dia 16 de outubro, a Hong Kong Aerospace Technology Group Limited e a Alya Space assinaram um contrato, no valor de US$ 675 milhões, no qual está definido que o grupo irá fornecer o projeto geral da rede e fabricação de satélites, bem como a coordenação e as instalações para lançamento de satélites de comunicação e sensoriamento remoto na América do Sul, denominado Sistema Alya-1, que compreende a fabricação de 108 nanossatélites integrados.

Além dos satélites, a Hong Kong Aerospace Technology Group também construirá duas Estações Terrestres e Centros Técnicos, que estarão localizados na região de Salvador (BA) e em Sorocaba (SP), no PTS, com a finalidade de monitoramento, de trabalhar com os dados coletados e proporcionar capacitação técnica no setor.

As tratativas para a implementação da Estação Terrestre de Monitoramento de Nanossatélites no Parque Tecnológico de Sorocaba tiveram início ainda em dezembro de 2021, durante visita da CEO da Alya Space, Aila Raquel, que esteve acompanhada do cônsul honorário do Brasil na França, Décio Silveira Salem, ao gabinete do prefeito Rodrigo Manga e ao PTS.

Segundo a CEO da Alya Space, os nanossatélites são capazes de monitorar regiões e fornecer dados confiáveis a vários setores, como agricultura e mineração, por exemplo. Ressaltou, ainda, que o Parque Tecnológico de Sorocaba reúne todas as condições e localização estratégica para a instalação da Estação Terrestre.

Destaque no cenário aeroespacial
Os primeiros satélites, segundo a CEO, serão lançados de Jiu Quan, na China, sendo que a data prevista é março de 2024. A constelação Alya-1, explica, é uma constelação híbrida ativo-passiva de satélites de órbita baixa e alta frequência, que combina sensoriamento remoto óptico e radar de abertura sintética para formar um sistema dinâmico, sistema de monitoramento quase em tempo real, em todas as condições climáticas. Os nanossatélites Alya estabelecerão aplicações especializadas para o sistema de monitoramento dinâmico, impulsionado por requisitos de comunicação e navegação por satélite em tempo real, alcançando um gerenciamento refinado de monitoramento de ciclo completo, com um tempo de 10 minutos entre passagens de satélite, sendo capaz de atuar em diversas situações que requerem monitoramento constante.

“Em 2021, iniciamos esse alinhamento para que o PTS viesse a contar com essa Estação Terrestre. Naquela ocasião, tivemos um primeiro contato e, agora, como a Alya se associou à empresa Hong Kong Aerospace Technology Group Limited, as tratativas se intensificaram e assinamos esse Termo de Cooperação Técnica. A expectativa é que, até o fim do próximo ano, já tenhamos essa Estação no PTS operando, o que irá colocar o nosso Parque e a cidade de Sorocaba em destaque no cenário aeroespacial”, ressaltaram o prefeito Rodrigo Manga e o presidente do PTS, Nelson Cancellara.

Fotos: PTS/Divulgação