Instituições, como Senai, Sesi, Senac, Seconci-SP, Ciee, OAB e universidades, participam do evento, com programação gratuita de treinamentos e palestras aos participantes.
O Parque Tecnológico de Sorocaba sedia a 3ª edição da Feira de Segurança e Soluções Industriais de São Paulo (FESSP), que tem início nesta quinta-feira (1) e prossegue nos dias 2 e 3 de setembro. Com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, o evento tem como foco trazer soluções voltadas ao setor industrial e atender ao mercado corporativo na área de segurança. Instituições, universidades e empresas oferecerão aos trabalhadores da indústria e ao público interessado treinamentos normativos gratuitos, além de palestras durante o evento, que também tem entrada aberta a todos.
A feira compreende uma área de 2.300 m², reunindo empresas e fornecedores de produtos e serviços prontos para apresentar suas soluções e inovações aos visitantes. O funcionamento será nos dias 1 e 2, das 11h às 21h e, no dia 3, das 9h às 16h. Confira a programação completa no Instagram do evento: @fe.s.s.sp.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senai) abordará, nos três dias de evento, assuntos relativos à segurança do trabalho, como proteção contra quedas; sistema de bloqueio – Loto; proteção de pele e respiratória AGV; entre outros de interesse dos profissionais. O Senai ainda oferecerá palestras sobre os temas “Conceito de Espaço Confinado 4.0 e demonstração do funcionamento do detector de gás”, “Identificando a Correta Orientação de um Plano de Fuga” e “Principais Novidades da NBR 16820 da ABNT”, que trata dos sistemas de sinalização de emergência.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), por sua vez, realizará, no dia da abertura, um workshop, apresentando instrumentos de monitoramento quantitativo de físicos e químicos, além de EPIs e equipamentos de combate a incêndios. Também apresentará os seis passos para a implantação do Programa de Gerenciamento de Riscos – NR1. Já, o Seconci-SP comandará um talk show com médicos e engenheiros de segurança, acerca do tópico “Importantes alterações nas Normas Regulamentadoras”. Participam, ainda, o Sesi (Serviço Social da Indústria), com sua Escola Móvel de Manutenção Industrial, o Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), entre outras instituições e universidades.
“Trata-se de um evento que interessa a todo o público do segmento industrial e que trará muitas inovações na área de segurança. Daí a importância de o Parque Tecnológico, que é um catalisador de novas tecnologias, também estar envolvido nessa iniciativa”, afirma o presidente do PTS, Nelson Cancellara.
De acordo com a organizadora da FESSP, Aline Toral, a feira anual visa apresentar os últimos lançamentos e levar capacitação e atualizações normativas importantes aos profissionais ligados à segurança do trabalho, manutenção industrial e outros setores relacionados. “Para a indústria, estamos trazendo mais opções de fornecedores de produtos e serviços, além de novidades do setor, palestras e treinamentos gratuitos para os profissionais que atuam nessas áreas”, comenta.
Interessados poderão se inscrever no local para um “Treinamento sobre a NR 35”, que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos, direta ou indiretamente, com essa atividade. Com capacidade para até 12 pessoas, o treinamento é oferecido sem custo e com emissão de certificado.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Sorocaba, representada pelo seu presidente, Dr. Márcio Leme, ministrará palestra, na sexta-feira (2), às 17h, sobre “Acidente de Trabalho e a Responsabilidade Civil das Empresas”, enquanto o professor de Direito da Universidade de Sorocaba (Uniso), Alan Kozyreff, falará na quinta-feira (1), às 15h, sobre “Teletrabalho e as recentes alterações da legislação”. A feira reúne, ainda, mais uma série de palestrantes convidados, que falarão a respeito de temas diversos nas áreas de RH, saúde e qualidade de vida do trabalhador, sustentabilidade, programas de prevenção a acidentes, economia, legislação da área, entre outros. Para participar, não é necessária inscrição prévia.
O evento atrairá a participação de profissionais de toda a Região Administrativa (RA) de Sorocaba (47 municípios), proporcionando atualização para o setor da indústria em sistemas, tecnologias, treinamentos, produtos e serviços.
O Parque Tecnológico de Sorocaba fica localizado na Avenida Itavuvu, 11.777, no Jd. Santa Cecília.
Parque Tecnológico – Agência de Notícias