Parque Tecnológico de Sorocaba promove certificação para consultores na área de Tecnologia 4.0

O encerramento do curso e a entrega de certificação em Indústria e Tecnologia 4.0 para consultores do Centro de Excelência em Tecnologia (CET) 4.0 foram realizados pelo Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), na última semana de janeiro, que proporcionou uma carga horária de 100 horas de capacitação a 10 profissionais da área.


O projeto foi pensado para promover a capacitação dos instrutores já cadastrados no CET 4.0 e que, a partir dessa formação, poderão transmitir o conhecimento adquirido a equipes de empresas da região e outros grupos. O presidente do PTS, Nelson Cancellara, explica que, por meio dessa ação, será possível levar às empresas e pessoas interessadas o conhecimento necessário e que auxiliará no processo de implementação de tecnologias 4.0. “Um dos compromissos do Parque Tecnológico de Sorocaba, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é promover a capacitação em todos os níveis e, dessa forma, é possível oferecer às empresas e à sociedade em geral condições de se integrarem ao conceito atual de Tecnologia 4.0”, destaca.


O professor Marcos Mazzieri, que lecionou para os consultores, explica que a experiência ofertou aos participantes as ferramentas tecnológicas mais avançadas disponíveis, hoje em dia. “As aulas possibilitaram discussões sobre como fazer as escolhas das tecnologias mais aderentes, de acordo com a necessidade da indústria, mostrado também como usar essas tecnologias em outros segmentos”, comenta. Ele esclarece que o conteúdo do curso não foi apenas teórico. “Fizemos um laboratório de aplicação, para que os consultores pudessem experimentar as tecnologias e entender como elas funcionam na prática”, ele completa.


Durante a cerimônia de encerramento do curso, os participantes receberam o certificado e vivenciaram uma experiência única: saborear um café que foi desenvolvido, de acordo com os sentimentos e percepções dos alunos durante cada aula, um verdadeiro “café 4.0”. O produto foi feito na Casa Arábica, a cafeteria do Parque Tecnológico de Sorocaba.


O Centro de Excelência em Tecnologia 4.0, instalado no PTS, é o primeiro hub de tecnologia 4.0 do Brasil, desenvolvido pelo Parque Tecnológico, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal, que une empresas, Governos, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), entidades da sociedade civil, universidades e instituições de
fomento, empreendedores e startups, com o objetivo de reunir todo o conhecimento possível em torno da Tecnologia 4.0, tornando-se uma referência no País e se transformando em vetor de evolução tecnológica direcionada às indústrias.


É possível acessar os serviços oferecidos pelo CET 4.0 pelo link: https://cet40.org.br/ e também ter acesso à plataforma digital, totalmente gratuita, que visa desenvolver empresas para que alcançarem a maturidade em tecnologia avançada.

Fotos: PTS/Divulgação


Parque Tecnológico – Agência de Notícias