
O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) participa, entre os dias 17 e 21 de março, da Urban Innovation Week, iniciativa que tem uma vez que objetivo impulsionar empresas e novos projetos que visam melhorar a qualidade de vida nas cidades. Promovido pelo State Innovation Center (Meio de Inovação com Foco em Inovações Urbanas), localizado na Avenida Manuel Bandeira, 360, em São Paulo. Será a primeira edição do evento, que deverá realçar a Economia Circundar, contando com atividades uma vez que workshops, palestras, conexões e desafios.
“A economia rodear gera diversos benefícios ambientais, econômicos e sociais nas cidades. Além de produzir ambientes mais saudáveis e habitáveis, também estimula o consumo consciente e colaborativo. Em termos econômicos e ambientais, reduz o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos, contribuindo para reduzir a poluição, a emissão de gases de efeito estufa e os custos com chuva, vontade e outros”, destacou Jorge Pacheco, fundador e CEO do State, que destaca a importância do evento e do tema proposto.
“Desafios e Soluções: Inovação Urbana para um Mundo em Transformação” será o tema do pintura em que o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) irá participar, no dia 20 de março, às 10h. Na ocasião, a consultora do PTS, Lívia Marengo, debaterá, ao lado de outros especialistas, sobre os caminhos práticos e inspiradores para a inovação no envolvente urbano, em peculiar para a integração de conceitos de economia rodear. Também participam deste pintura Daniela Rebouças, diretora da Systemiq; Jorge Pacheco, CEO do State Innovation Center, além de Lucas Girard, líder de inovação urbana do Lellolab.
Sandbox Sorocaba
O evento servirá, ainda, uma vez que uma oportunidade para que startups desenvolvedoras de soluções em economia rodear possam participar de desafios e propor soluções para se conectar com grandes empresas interessadas no ponto. Entre essas empresas e instituições o Parque Tecnológico de Sorocaba terá espaço para apresentar o Programa Sandbox Sorocaba, iniciativa que autoriza, de forma experimental, a testagem de processos, procedimentos, serviços ou produtos, estimulando a inovação científica, tecnológica e empreendedora no município. Neste ciclo peculiar, O PTS levará para a Urban Innovation Week a teorema de um repto voltado à Região de Sorocaba e projetada para 2050, focando em soluções que promovam a economia rodear. O repto deve estimular a buscar por soluções inovadoras e que possa ser testadas em um envolvente controlado, trazendo uma visão mais inteligente e sustentável para a Região de Sorocaba. É importante ressaltar que, se validado, o resultado dlevante repto poderá ser replicado em outras regiões, ampliando o impacto das soluções desenvolvidas e contribuindo para um porvir mais sustentável.
“Vejo essa iniciativa uma vez que uma oportunidade valiosa para impulsionar a inovação na extensão de economia rodear. Sorocaba enfrenta desafios urbanos que podem ser abordados por meio de soluções sustentáveis e criativas. Leste ciclo peculiar da Urban Innovation Week deve resultar em propostas concretas que promovam a redução de desperdícios e o reaproveitamento de materiais”, destacou Nelson Cancellara, presidente do PTS, que completou: “Estamos abertos a parcerias que tragam conhecimento e novas abordagens para integrar práticas circulares no nosso planejamento urbano. A conexão com startups é principal, pois elas têm a facilidade e a originalidade necessárias para desenvolver ferramentas inovadoras que podem ser testadas em situações reais, podendo aprimorar essas ideias.”
A letreiro, programação e a lista de palestrantes estão disponíveis na página solene do evento, pelo link: https://www.state.is/urban-innovation-week.