O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) iniciou, na última quinta-feira (15), o processo de instalação de uma usina fotovoltaica em sua estrutura, com potencial de geração de energia de 85 kW.
Além disso, está sendo providenciada a troca de lâmpadas comuns existentes no prédio pelas de LED, bem mais eficientes. Com isso, a estimativa de economia na conta mensal de energia elétrica do PTS é de 48%. A previsão é que a instalação da usina fotovoltaica esteja concluída em aproximadamente 60 dias. A partir de 90 dias, portanto, já será possível verificar a economia nos gastos com energia.
Esse projeto foi realizado em parceria com a empresa VA Engenharia junto à CPFL. O investimento para tanto é da ordem de R$ 700 mil e está sendo feito pela própria CPFL, que destina anualmente percentual de seu faturamento para programas de eficiência energética. A Prefeitura de Sorocaba respondeu a um edital de chamamento voltado à implantação de pequenas usinas de energia, como é o caso dessa que está sendo instalada no PTS. Como contrapartida, se comprometeu a encaminhar as antigas lâmpadas incandescentes para um setor de reciclagem que dê destinação correta ao material, seguindo todos os critérios ambientais. Assim, é emitido um certificado, que será apresentado à CPFL, ao lado de toda a documentação exigida para a adesão ao programa.
A área externa do PTS receberá iluminação de LED, bem com os corredores da estrutura do núcleo. Serão instalados cerca de 300 m² de placas fotovoltaicas na parte superior do prédio e mais 50 m² em área localizada nos jardins, esta para abastecer a iluminação específica do estacionamento do PTS.
“Estamos adotando um projeto extremamente importante, que resultará em economia de recursos, ainda com a vantagem de proporcionar a adequação do Parque Tecnológico aos mais recentes padrões de sustentabilidade e eficiência energética. As informações já foram repassadas a outros órgãos relacionados à gestão municipal, como Urbes – Trânsito e Transporte e Saae Sorocaba. Esperamos que, tão logo haja novos chamamentos, provavelmente no segundo semestre deste ano, essas autarquias possam pleitear a participação nesse projeto também”, afirma o presidente do PTS, Nelson Cancellara.
Parque Tecnológico – Agência de Notícias