Parque Tecnológico de Sorocaba e Marinha do Brasil promovem evento voltado às empresas da área de tecnologia e inovação

 

Com o objetivo de divulgar as atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Marinha do Brasil, bem como apresentar as iniciativas da Empresa Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. e da Fundação PATRIA às empresas e startups ligadas à área de tecnologia e inovação, o Parque Tecnológico de Sorocaba promoveu, nesta quarta-feira (11), o evento “PD&I para a Soberania Nacional”.

Empresários ligados ao ecossistema do PTS e de toda a Região Metropolitana de Sorocaba, representantes de faculdades e universidades, além de autoridades civis, militares, políticas e entidades de classe estiveram presentes, entre os quais o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, fez a abertura do evento, *representando o prefeito Rodrigo Manga na ocasião,* e destacou o início de uma parceria sólida entre o PTS, a Marinha do Brasil e as empresas que constituem seu ecossistema, assim como da Região Metropolitana (RMS). “O propósito do evento é possibilitar esse contato entre as empresas de tecnologia e inovação com a Marinha do Brasil, para que estas possam vir a colaborar com seus principais desafios. E o PTS está cumprindo o seu papel, sobretudo, pelo fato de ser um dos mais importantes do País, destacando sua vocação em Tecnologia 4.0. Tanto é que, no próximo dia 23, vamos inaugurar o nosso Laboratório de Experimentação 4.0, do Centro de Excelência em Tecnologia 4.0”, frisou.

Atualmente, o PTS reúne, ainda, cinco Arranjos Produtivos Locais (ARLS): Aeronáutico, Energias Renováveis, Metalmecânico, Cervejeiro e AamTech. Juntos, eles atendem a 15 municípios da região, 900 empresas e geram cerca de 30 mil empregos. “Diante disso, temos contribuído, cada vez mais, para promover o desenvolvimento, não apenas de Sorocaba, mas de toda a Região Metropolitana, com vistas a melhorar a qualidade de vida da população”, acrescentou o presidente do PTS.

O assessor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGONTM), Vice-Almirante Alfredo Martins Muradas, destacou a importância do evento e do PTS para o ambiente de inovação. “O objetivo do encontro foi, principalmente, divulgar as atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Marinha do Brasil, bem como apresentar e relacionar as afinidades da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A (AMAZUL), da Fundação PATRIA e do Parque Tecnológico de Sorocaba, visando buscar áreas comuns e possibilidades de cooperação entre as instituições”, disse.

Para o diretor de Administração e Finanças da AMAZUL, o Contra-Almirante Sergio Ricardo Machado, assim como o PTS, a AMAZUL busca entregar à Nação conhecimento, tecnologias e pessoal qualificado, em benefício de toda a sociedade. “A AMAZUL é uma instituição científica, tecnológica e de inovação. Entre nossos principais programas, está o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), que integra o Programa Nuclear Brasileiro. Realizar novas parcerias é extremamente importante, otimiza a utilização de recursos, proporciona conhecimento autóctone, fomenta a inovação e a economia do País”, apontou o Contra-Almirante.

 

Elogios ao PTS e às empresas do ecossistema

O diretor-presidente da Fundação PATRIA, Newton Calypso Pinto Homem, apresentou as atividades realizadas pela Fundação e elogiou a atuação das empresas e instituições instaladas no PTS. Segundo ele, tais instituições “estão formando capital humano para os novos empreendimentos e fortalecendo o empreendedorismo inovador. Esta convergência das políticas públicas federais, estaduais e municipais que debatemos podem significar novos projetos, postos de trabalho e geração de riqueza para toda a região”.

Segundo Paulo Moreira, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Amigos da Marinha de Sorocaba (Soamar) – Sorocaba, a cidade e a região têm vocação para o conhecimento e parcerias. “Sorocaba tem investido em inovação, ciência e tecnologia. Essa visita da Marinha, da AMAZUL e da Fundação PATRIA, certamente, proporcionará mais desenvolvimento e progresso para o Brasil”, citou.

Durante o evento, os presentes participaram de um espaço para perguntas, mediada pelo diretor da Agência Inova Sorocaba, André Santos. A comitiva da Marinha do Brasil também observou o trabalho de empresas instaladas no PTS e que prestam serviços tecnológicos em âmbito local e nacional. O engenheiro e vice-presidente das Câmaras Setoriais de Defesa, Segurança, Aeroespacial e Naval da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Leonardo Taborda Sandor, acompanhou os visitantes e salientou que a iniciativa “é uma forma de fortalecer a Base Industrial de Defesa, aprimorar o desenvolvimento nacional e especializar a mão de obra brasileira”.

Para o empresário especializado no setor de drones, Luiz Fernando Vitarelo, receber uma visita, como essa, é chance singular de apresentar ideias, ficar atento às tendências e exercitar a criatividade, quanto aos tipos de serviço que os drones podem realizar, por exemplo. “Hoje, o uso comercial dos drones se restringe a substituir outros objetos voadores, como aviões e helicópteros, em monitoramento e filmagem de grandes áreas. O potencial de uso dos aparelhos ainda não foi totalmente explorado”, ponderou.

Entre as autoridades presentes no evento, também marcaram presença os diretores regionais do Ciesp e do Sebrae, Erly Domingues de Syllos, Alexandre Martins, respectivamente, e o vice-prefeito de Vargem Grande Paulista, Evandro Luiz Teixeira.