O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), ligado à Prefeitura de Sorocaba, e a Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi) assinaram um Acordo de Cooperação que deverá beneficiar as empresas e startups instaladas no PTS, assim como alunos, professores e a direção dessa tradicional instituição de ensino superior da cidade.
A cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação foi realizada no tarde desta quarta-feira (27), na Fadi, e contou com a presença do presidente do PTS, Nelson Cancellara, do diretor da faculdade, Gustavo dos Reis Gazzola, do diretor executivo da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba (Inova), André Santos, do gerente jurídico e administrativo da Inova, Giuliano Gueratto, além de coordenadores e professores da Fadi.
Durante a solenidade, o presidente do PTS realizou uma apresentação do Parque, destacando sua importância como centro de tecnologia, não apenas para a cidade, mas para toda a região e o País. Destacou, ainda, a chegada de novas empresas, startups e universidades que já iniciaram suas atividades no local. Ressaltou, também, a importância do Parque Tecnológico na gestão dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), que são o conjunto de empresas, produtores e instituições que, em um mesmo território, mantêm vínculos de cooperação, reunindo mais de 900 empresas de Sorocaba e região. “Neste momento, a meta é ampliar a estrutura do PTS e consolidar seu papel como referência nacional em Tecnologia 4.0. Estamos firmando novas parcerias, como esta que estamos celebrando hoje, com essa importante e tradicional instituição de ensino superior, que é a Faculdade de Direito de Sorocaba”, disse.
O presidente do PTS também pontuou que essa cooperação deverá igualmente beneficiar as empresas e startups instaladas no Parque na área jurídica, uma vez que muitas necessitam de orientação nesse campo, nos mais diversos setores de atuação. “A parceria certamente proporcionará a oportunidade de empresas e startups incubadas e residentes no PTS obterem acompanhamento jurídico especializado”, acrescentou.
Já, o diretor acadêmico da Faculdade de Direito de Sorocaba, Gustavo dos Reis Gazzola, frisou que os alunos terão a oportunidade de vivenciar casos empresariais reais, com o suporte de seus professores.
A cerimônia também contou com uma palestra celebrada pelo professor de Direito Civil e Empresarial da Fadi, Luís Inácio Carneiro Filho, que abordou o tema “O marco legal das startups e a liberdade econômica”.
Durante sua apresentação, o professor elogiou aprovação, pela Câmara Municipal de Sorocaba, da Lei n.º 12.682, de autoria do vereador Ítalo Moreira e sancionada pelo prefeito Rodrigo Manga, que dispõe sobre a constituição e estabelece normas gerais para o funcionamento de Zonas de Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia a serem organizadas na forma de ambiente regulatório experimental no Município de Sorocaba, também denominado Sandbox Regulatório. “Essa é uma lei inovadora, que está à frente do seu tempo. Eu não conheço outra cidade que possua uma lei semelhante”, disse o professor da Fadi.
Fotos: PTS/Divulgação
Parque Tecnológico – Agência de Notícias