Sorocaba e Campina Grande são consideradas cidades-irmãs, sendo que um Acordo de Cooperação Técnica foi celebrado no dia 1º de junho, na cidade paraibana.
A partir de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e a Prefeitura de Campina Grande (PB), no dia 1 de junho, foi facilitado o apoio mútuo entre os municípios de Sorocaba e Campina Grande, consideradas cidades-irmãs.
Agora, a primeira ação prática resultante desse acordo é que o PTS irá auxiliar a Prefeitura de Campina Grande no desenvolvimento de um sistema de gestão de resultados. Conhecido como KPI, o sistema capta e reúne os indicadores mais importantes de um planejamento, sendo capaz de identificar quais áreas estão alcançando seus objetivos e quais ainda precisam de apoio e revisão.
O secretário de Planejamento do município paraibano, Felix Araújo Neto, acompanhado pelo gerente de TI da pasta, Gennyson Nascimento, esteve em Sorocaba, na última semana, quando ambos foram recepcionados pelo presidente do PTS, Nelson Cancellara. Na visita, eles puderam conhecer todo o ecossistema do Parque Tecnológico de Sorocaba e se mostraram impressionados com a estrutura e gestão local. Na sequência, os representantes de Campina Grande estiveram, também, na Prefeitura de Sorocaba, onde se reuniram com o secretário de Planejamento (Seplan), Glauco Enrico Bernardes Fogaça, para conhecer o processo que envolve a revisão do Plano Diretor, uma vez que também estão em vias de implementação dessa medida em seu município.
O Acordo de Cooperação Técnica entre as duas cidades propõe o intercâmbio e o compartilhamento de conhecimentos tecnológicos e boas práticas de gestão pública, abrangendo programas ambientais, artísticos, científicos, comerciais, culturais, educacionais, esportivos, de mão de obra, sociais, tecnológicos, turísticos e de mobilidade urbana entre as duas cidades.
Entre as primeiras parcerias definidas durante o ato da assinatura do termo está, ainda, trazer para Sorocaba tecnologia com as características de “botão do pânico”, em breve. O recurso já é utilizado na cidade paraibana, sendo que, no modelo tradicional, é voltado à proteção e garantia das medidas protetivas às mulheres, abrangendo também questões de segurança nas escolas, além de outro, alternativo, que é direcionado a combater o assédio sexual nos meios de transporte público, denominado JU.LI.A – Juntas Livres do Assédio. “Em um curto espaço de tempo, já começamos a ver o resultado dessa parceria entre as duas cidades. Nosso Parque Tecnológico de Sorocaba é considerado um dos cinco melhores do País e temos a certeza de que iremos contribuir, em muito, com a cidade de Campina Grande, assim como eles poderão nos auxiliar, uma vez que Campina Grande é considerada uma cidade modelo, no que diz respeito à segurança viária e tem experiência, principalmente, na área de tecnologia. É uma parceria com a qual quem ganha são os cidadãos de ambas as cidades”, afirma o presidente do PTS.
Fotos: PTS/Divulgação