Parceria entre Parque Tecnológico e Sebrae-SP proporciona capacitação a médias e pequenas empresas participantes de APLs

A Prefeitura Municipal de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), em parceria com o Sebrae-SP, possibilitará a capacitação de médias e pequenas empresas (MPEs) que integram os Arranjos Produtivos Locais (APLs) dos segmentos de aeronáutica, agronegócios, cervejeiro, energias renováveis e metal mecânico.

Utilizando metodologias que contemplam a gestão empresarial e tecnológica, a parceria visa expandir os negócios das MPEs. O acordo também deverá beneficiar startups de toda a região.
O presidente do PTS, Nelson Tadeu Cancellara, explica que, durante o encontro com os técnicos do Sebrae-SP, foi feita uma avaliação do cenário atual para as pequenas e médias empresas, levando em consideração o ambiente econômico, de negócios, as perspectivas e reais necessidades de cada uma. A partir daí, foi traçada a metodologia da capacitação.

Entre as soluções que serão oferecidas na capacitação estão: o Sebraetec e o Sebrae Inova, ferramentas que promovem a melhoria dos processos, produtos e serviços de uma empresa, por meio do acesso à inovação, proporcionando, assim, redução de custos e aumento do faturamento, mesmo durante tempos de crise econômica, como o vivido na pandemia.

“É o tipo de parceria que reflete os objetivos do PTS, ao investir em recursos que promovam o aumento da competitividade de empresas de Sorocaba e região, estimulando a inovação tecnológica e o desenvolvimento da economia regional”, afirma o presidente do PTS, Nelson Cancellara.

Para o diretor regional do Sebrae-SP, Alexandre Martins, a parceria com o Parque Tecnológico permite que seja explorado todo o potencial das micros e pequenas empresas da Região Metropolitana de Sorocaba. “Nosso objetivo, com esse trabalho, é ampliar o volume da competitividade desses negócios envolvidos nos APLs do município, a fim de que possam crescer de forma sustentável, mesmo durante cenários desafiadores”, ele pontua.

A programação de cursos e eventos de capacitação resultante da parceria será definida e divulgada, em breve. “Neste momento, os empreendedores e demais interessados podem nos contatar, pelo e-mail: aplempts@gmail.com ou telefone: (15) 3316-2323”, conclui a consultora dos APLs do PTS, Marimar Guidorzi.

Parque Tecnológico – Agência de Notícias